IMAGENS, DISCURSOS E MEMÓRIAS PERTENCENTES AO UNIVERSO ESPORTIVO

Visualizações: 12

Autores

  • Eliana Cristina Pereira Santos FAFIG

Palavras-chave:

cultura, identidade, memória, futebol.

Resumo

O trabalho parte do pressuposto de que o futebol é uma prática cultural. Como tal, mobiliza milhares de pessoas há mais de séculos e envolve a mídia de forma intensa. Tomando como referência o time paulista Corinthians, encontramos uma enorme quantidade de revistas, jornais, reportagens, músicas, literatura, filmes e outras produções que envolvem o “Timão” e sua torcida. Os torcedores do time de um jeito fanático parecem ter verdadeira adoração pelo “Coringão”. Sendo assim, a mídia, a cada momento, busca oferecer novos artefatos para serem consumidos pelos seus milhares de fanáticos e neste contexto produz e reproduz representações, discursos e saberes, e, portanto, exerce a função de compositora de um mundo significativo. Diante disso, buscamos neste trabalho tecer considerações analíticas a respeito da linguagem e sua relação com a memória do futebol corinthiano encontrados nos seguintes materiais: revista O mundo do Futebol – Edição Especial- Corinthians 1954, da On Line Editora; Hino do Corinthians e no grito de guerra mais recente “Sou louco por ti Corinthians”. Também, buscaremos investigar alguns dos valores, das crenças e dos mitos que o futebol e a mídia produzem a respeito desses materiais, ou seja, do valor representacional e discursivo. Para tal, buscamos embasamento teórico nos seguintes autores Foucault (1987); Daólio (1997); Davallon (1999), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-04-2019

Como Citar

Santos, E. C. P. (2019). IMAGENS, DISCURSOS E MEMÓRIAS PERTENCENTES AO UNIVERSO ESPORTIVO. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 9(26), 265–279. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7906