A VARIAÇÃO NA MARCAÇÃO DO PLURAL NO NÚCLEO DOS SINTAGMAS NOMINAIS (SNS) NO PORTUGUÊS FALADO EM CORRENTES-PE
Visualizações: 27Palavras-chave:
Sociolinguística Quantitativa, Variação, Concordância Nominal, LínguaResumo
O objetivo desta pesquisa foi o de submeter, a um tratamento variacionista de base quantitativa, dados de marcação variável de plural no sintagma nominal (NS) obtidos através de um corpus coletado na cidade de Correntes - PE. Nesses parâmetros, o fenômeno linguístico foi analisado a partir de fatores internos/ linguísticos: classe gramatical (pronome; adjetivo, artigo e numeral); aposição do constituinte (anteposto ou posposto ao núcleo) e o paralelismo formal (ocorrência idêntica à anterior, ocorrência diferente da anterior e ocorrência isolada); e, externos/ sociais: sexo (homem e mulher); faixa etária (15 a 30 anos, 31 a 45 anos e de 46 a 61 anos); escolaridade (nível médio e nível superior), distribuídos em um número de 36 informantes, compondo uma amostra de 36 entrevistas, de 08 a 13 minutos cada, as quais foram transcritas e analisadas para, em seguida, serem codificadas para uma posterior análise estatística, utilizando o Software Goldvarb X (2005). Nossa pesquisa está pautada nos pressupostos teóricos da Teoria da Variação Linguística, conforme os postulados de Labov (2008 [1972]). Para tanto, realizamos a leitura de alguns trabalhos acadêmicos que focam suas análises em estudos morfossintáticos, em específico, sobre aspectos relacionados à Concordância Nominal (VIEIRA, 2017; FIGUEIREDO, 2010; FERNANDES, 1996; SCHERRE E NARO, 1998). A partir dos dados obtidos, observamos que a comunidade de fala em estudo faz maior uso da norma padrão, referente à marcação de número no SN. Dentre os 6 grupos de fatores analisados, apenas a faixa etária e a classe gramatical foram significativos para a escolha da marcação de número no núcleo dos sintagmas nominais, ao passo que as demais variáveis foram consideradas não significativas para a variante em análise. Assim sendo, defendemos a importância deste estudo linguístico para a reflexão e a descrição da língua em seu contexto de uso, o que favorece a compressão dos fenômenos sociolinguísticos do português falado em Correntes-PE.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.