LEMATIZAÇÃO VERBAL EM LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE FAZERES LEXICOGRÁFICOS
Visualizações: 23Palavras-chave:
lematização, verbos, língua indígena, jurunaResumo
Este texto procura explicitar, de um ponto de vista teórico-prático, um debate relacionado ao cenário dos estudos das Ciências do léxico, com foco na Lexicografia. Situamos, também, este nosso texto, junto aos estudos em Línguas indígenas. Focalizamos aqui uma proposta sobre a lematização da categoria verbal na língua juruna (yudjá), uma língua indígena brasileira da família juruna, tronco tupi. A partir de certas decisões tomadas por dicionaristas, a respeito de outras línguas, procuramos trazê-las a fim de discutir as escolhas tomadas para as entradas de verbos na montagem do dicionário bilíngue Juruna-Português, projeto previsto como resultado a longo prazo dos trabalhos realizados com os juruna, no qual se dedicam alguns colaboradores, inclusive indígenas da comunidade. Fazemos, assim, por meio deste ponto de partida, movimentos analíticos que discutem questões sobre tipologizações linguísticas de línguas que fogem de um rol comum da cultura ocidental, assim como também traçamos debates sobre questões de ordem teórico-metodológica ligadas à sistematização do fazer lexicográfico. Tendo em vista a dificuldade encontrada em lematizar uma classe gramatical em línguas com afixos que se distinguem do que pode ser encontrado nas línguas europeias, amplamente já dicionarizadas, este texto pode contribuir para o fazer lexicográfico de línguas minoritárias e mesmo minorizadas.
ABSTRACT: This text seeks to explain, from a theoretical-practical point of view, a debate related to the lexical science studies scenario, focusing on Lexicography. We also place this text, together with studies in indigenous languages. We focus here a proposal on the lemmatization of the verbal category in the Juruna language (yudjá), a Brazilian indigenous language of the Juruna branch, Tupian family. Based on certain decisions made by dictionaries in relation to other languages, we try to bring them in order to discuss the choices made for the entries of verbs in the assembly of the bilingual Juruna-Portuguese dictionary, a predicted project as a long-term result of the work done with the Juruna, in which some collaborators, including indigenous people of the community, are dedicated. Thus, through this starting point, we make analytical movements that discuss questions about the linguistic typologies of languages that escape a common role of Western culture, as well as discuss debates about theoretical and methodological questions related to the systematization of lexicographic making. In view of the difficulties encountered in lemmatizing a grammatical class in languages with affixes that differ from what can be found in European languages, widely used in dictionaries, this text can contribute to the lexicographical rendering of minority and even minorized languages.
KEYWORDS: lemmatization; verbs; indigenous language; Juruna
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.