PRÁTICA PEDAGÓGICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: DESAFIOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA PÚBLICA PARANÃ EM PAÇO DO LUMIAR
Visualizações: 34Palavras-chave:
Formação continuada, Tecnologia, Deficiência, SRMResumo
A atuação dos profissionais nas Salas de Recurso Multifuncionais (SRM) tem a finalidade de atender a diversidade dos alunos com deficiência de forma inclusiva. Este artigo busca discutir os desafios da formação continuada dos professores da SRM sobre uso de tecnologias assistivas para prática pedagógica no atendimento de pessoas com deficiência na escola pública Unidade de Educação Básica Conjunto Paranã de Paço do Lumiar. A metodologia foi exploratória e qualitativa com pesquisa de campo com caráter explicativo, fundamentado em FREIRE (1991), ZABALA (1995), HERNANDEZ (1998), MORETTI (2009) para refletirmos a respeito das dificuldades na formação de professores da SRM e na prática pedagógica para atender alunos com deficiência. Os resultados identificam desafios na prática pedagógica dos professores da escola referentes à elaboração e organização de recursos pedagógicos tecnológicos, revelando as dificuldades acerca de ações pedagógicas com alunos com deficiência.
ABSTRACT: The performance of professionals in the Multifunctional Resource Rooms (SRM) aims to meet the diversity of students with disabilities in an inclusive manner. This article discusses the challenges of SRM teachers' continuing education on the use of assistive technologies for pedagogical practice in the care of people with disabilities in the public school Joint Paranã de Paço do Lumiar Basic Education Unit. The methodology was exploratory and qualitative with explanatory field research based on FREIRE (1991), ZABALA (1995), HERNANDEZ (1998), MORETTI (2009) to reflect on the difficulties in SRM teacher education and practice. to assist students with disabilities. The results identify challenges in the pedagogical practice of school teachers regarding the elaboration and organization of technological pedagogical resources, revealing the difficulties about pedagogical actions with students with disabilities.
KEYWORDS: Continuing education; Technologies; Deficiency; MRR.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.