Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista VaLittera foi pensada pelos alunos de bacharelado em Letras pela UEMS, com o intuito de atender à demanda com publicações que privilegiem a produção artística, acadêmica e científica discente. A criação da revista, além de atender a uma demanda de estágio na área de literatura do bacharelado em letras da UEMS, busca abrir espaço para novos escritores e a divulgação de pesquisas relativas aos estudos de literatura.
 
- Estudos Literários
- Teoria Literária
- Crítica Literária
- Literatura Comparada
- Literatura Infanto-Juvenil
- Literatura Marginal
- Tradução

Processo de Avaliação pelos Pares

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionar maior democratização mundial do conhecimento.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Licenciamento

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Processo de Avaliação por pares

Todos os textos, sem exceção, serão avaliados por pareceristas, mantido o anonimato mútuo.

 

Abaixo segue a descrição do processo completo, desde a recepção até a publicação.

1 – Todo texto submetido à revista passa por uma primeira triagem para determina a que sessão o texto.

2 - Identificada e determinada a sessão, o texto é direcionado para o Editor do número ou do dossiê, se for o caso.

3 – O terceiro passo é uma nova triagem para identificar se o texto atende às normas técnicas da Valittera caso não atenda, o texto é devolvido ao(s) autor(es) para ajustes, pedimos então que a submissão seja efetuada novamente. Dentre as normas obrigatórias está o anonimato do autor no arquivo submetido, para que possamos garantir uma avaliação segura de quaisquer influências. É proibida qualquer identificação do autor no arquivo como um todo.

4 – Passando pela etapa anterior o texto é direcionado aos avaliadores especialistas na temática do artigo. O texto é remetido aos avaliadores pelo sistema OJS sem quaisquer identificações do(s) autor(es), para que possamos garantir uma avaliação segura de influências. Todos os textos são remetidos a dois avaliadores anônimos. Em caso de avaliações divergentes o texto é remetido a uma terceira avaliação, também anônima, sem que o terceiro avaliador saiba de qualquer uma das duas avaliações anteriores.

5 – Após as avaliações pelo parecerista, o texto passará por uma avaliação final pelos Editores do Dossiê que darão a palavra final sobre os pareceres.

6 - Os resultados das avaliações variam em três (3) categorias: 1 – Aprovado para publicação (Sem quaisquer restrições ou modificações); 2 – Aprovado para publicação, com correções obrigatórias (Neste caso o texto só será publicado se o(s) autor(es) atenderem às modificações solicitadas pelos pareceristas); 3 – Não recomendado para publicação (Artigo rejeitado e o processo de submissão se encerra)

7 – Quando o resultado das avaliações for “Aprovado para publicação, com correções obrigatórias” será remetido um e-mail para o(s) autor(es) especificando a data de entrega das correções. Ao retornar das correções feitas pelo autor, o texto é novamente encaminhado ao parecerista para que este confira se as exigências foram atendidas.

8 – Terminadas as verificações das correções de exigências dos pareceristas o texto irá para o processo de formatação e diagramação.

9 – Após formatado e diagramado o texto é novamente revisado pelo revisor da Valittera.

10 – Terminadas as revisões o arquivo é convertido em formato PDF para então ser publicado.

Política de Preservação Digital

A VALITTERA é hospedada no Portal de Periódicos da UEMS o que garante a preservação de seu conteúdo digital. Cópias de segurança (backups) são realizadas diariamente.

Fontes de Apoio

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul