Andiamo, Italiano!
Visualizações: 3500DOI:
https://doi.org/10.61389/valittera.v2i5.6313Palavras-chave:
conto, flashbacks, campo de concentraçãoResumo
O conto é ambientado em um tempo presente que è o ano 1984.
Durante uma noite de inverno, Francesco, um homem idoso, está assistindo ao filme Rocky II. Ele está ciente de que seu coração logo deixará de bater e reflete sobre sua vida.
Através de flashbacks, sua memória o leva de volta ao ano 1945, época em que ele estive preso em campo de concentração alemão.
Uma lembrança em particular não lhe dá paz: quando ele sobreviveu a um fuzilamento. Ele revive o episódio em detalhes. Mas aquilo que ele lembra aconteceu ou o episódio, na realidade, se verificou de forma diferente?
Qual é a versão autêntica e qual é aquela de mentira?
Após vários deslizes entre 1984 e 1945, Francesco, o italiano, cansado adormece e finalmente encontra a paz.
Referências
Pascoli, G. Poemi Conviviali
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela VaLittera, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à VaLittera - Revista Literária dos Acadêmicos de Letras implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).