DE HOJE EU NÃO PASSO

Visualizações: 27

Autores

Palavras-chave:

Velhice, família, sentido da vida.

Resumo

“De hoje eu não passo” narra a história de um homem com mais de sessenta anos de idade, que anuncia a própria morte todos os dias. É um conto sobre a velhice e suas dores, sobre a solidão e a angústia de conviver com a proximidade do fim. Em um cotidiano marcado pela ocupação dos demais familiares, o velho denuncia a invisibilidade da terceira idade. A única coisa que ele deseja é ser ouvido por alguém. Anseia contar sobre seu passado, suas experiências, mas a família demonstra estar acostumada com suas lamúrias, não dando mais importância à sua fala.  O conto indica, também, que a velhice ocupa lugar central na vida do sujeito, a ponto de roubar-lhe os outros papéis sociais. Esse fato é ilustrado, sobretudo, quando a narrativa faz opção por utilizar o termo “velho” para se referir ao personagem principal, que só passa a ser chamado pelo próprio nome quando, enfim, consegue ser ouvido por alguém. Somente após este episódio, Carlos sorri descansado.

 

Biografia do Autor

CLAUDIA DE MEDEIROS LIMA, IFBA. UFS

Professora do Instituto Federal da Bahia. Doutoranda em Educação (UFS). Mestra em Educação (UFS) Pedagoga (UFBA/ Salvador-BA)

Downloads

Publicado

22-04-2023

Como Citar

LIMA, C. D. M. (2023). DE HOJE EU NÃO PASSO. VALITTERA - REVISTA LITERÁRIA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS, 1(6). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/valit/article/view/6434