JUVENTUDES NORDESTINAS: A CONSTRUÇÃO DIALÉTICA DA ALTERIDADE EM CONTEXTOS SOCIAIS À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

YOUTH IN THE NORTHEAST: THE DIALECTICAL CONSTRUCTION OF OTHERNESS IN SOCIAL CONTEXTS IN LIGHT OF CRITICAL DISCOURSE ANALYSIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i37.8164

Palavras-chave:

Juventudes nordestinas, Contextos sociais, Alteridade, Pertencimento

Resumo

O artigo em tela propõe uma discussão teórica acerca da construção social das juventudes nordestinas e seu imbricamento com os diferentes contextos para a formação de suas identidades individuais e sociais, bem como para o sentimento de pertencimento enquanto nordestinos. Partimos do pressuposto de que a juventude é um grupo social marcado por transformações, não apenas uma idade biológica, uma vez que inseridos em uma conjuntura movediça e dialética suas subjetividades e práticas são constantemente modificadas como uma realidade em metamorfose. Como arcabouço teórico nos ancoramos nas perspectivas de: Pais, Castro, Bauman, Hall, Bakhtin, Castro, Fairclough, quanto às seguintes temáticas, respectivamente: juventude, identidades e alteridade .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marineide Cavalcanti Arruda, (PPGCL-UNICAP)

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco). Possui Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011). Especialização em Língua Portuguesa pela FABEJA (Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim - PE - 1999). Graduada em Letras pela FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru- PE - 1994). Membro do projeto de pesquisa intitulado "Mapeamento da literatura juvenil pernambucana?. Coordena o projeto de extensão: "Do Campus para o campo - práticas de leitura e escrita no Assentamento Baeté no município de Barreiros - PE." É membro do projeto de extensão: "De educador para educador: caminhos para o desenvolvimento do leitor literário." Atualmente é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco, Campus Barreiros. Sua pesquisa de Mestrado teve como Corpus "o texto em sala de aula numa perspectiva dialógica a partir da teoria do Agir Comunicativo em Habermas." Trabalha com as disciplinas de Língua Portuguesa no Ensino Médio Integrado, PROEJA, Metodologia da Pesquisa I e Leitura e Produção Textual no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia no IFPE - Campus Barreiros. Atualmente, como doutoranda em Ciências da Linguagem pela UNICAP, sua área de investigação é a Análise Crítica do Discurso (ACD).

Nádia Barros Araújo, (PPGCL-UNICAP)

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (2004), Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto de Pós-graduação e Extensão - IBPEX (2006), Mestrado em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2016), Pós-graduação em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2018), Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2021 - 2024). Atualmente é Pesquisadora das Poéticas Orais populares, concursada na rede Pública do Estado da Bahia e do Município de Tapiramutá. Tem experiência na área de Educação, Formação continuada de professores da Educação Básica, Educação no contexto de diversidade, Educação e Multi/interculturalismo, Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

Ana Paula Torres Queiroz, (PPGCL-UNICAP)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem ( UNICAP),Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, especialização em Psicopedagogia (UFRJ), Administração Educacional e Planejamento de Ensino(UFPE) e Educação Ambiental (SENAC). É mestre em Ciências da Linguagem, pela Universidade Católica de Pernambuco( UNICAP). É professora do IFPE na área de educação, onde atuou como Coordenadora Pedagógica da Diretoria de Assistência Estudantil. Atualmente exerce suas funções nos cursos de Segurança do Trabalho e na Licenciatura em Geografia do Campus Recife, ministrando disciplinas pedagógicas. É extensionista e pesquisadora do IFPE desenvolvendo pesquisas na linha Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores. No Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - GEPEC-IFPE/Cnpq, desenvolve a linha de pesquisa Formação de Professores. Atua preferencialmente nos seguintes temas: formação docente, práticas pedagógicas, e Teoria Dialógica do Discurso.

Referências

ARDOINO, J. A complexidade. In: MORIN, E. (Org.). A religação dos Saberes: desafios do Século XXI. Rio de Janeiro: Betrand Brasil, 2001.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João editores, 2020.
BAUMAN, Z; LEONCINI, T. Nascidos em tempos líquidos: Transformações do terceiro milênio. Tradução Joana Angélica D’Avila Melo. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
CASTRO, E. G. Juventude do campo. In: CALDART, R. S, PEREIRA, I. B., ALENTEJANO, P; FRIGOTTO, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012.
CASTRO, E. G. Juventude rural no Brasil: processos de exclusão e a construção de um ator político. Rev.latinoam.cienc.soc.niñez juv [online]. 2009, vol.7, n.1, pp. 179-208. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/pdf/rlcs/v7n1/v7n1a08.pdf.> Acesso em: 25 set. 2014.
DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 24, p. 40- 52, Dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 4782003000300004&lng=en&nrm=iso.> Acesso em 17 jan. 2015.
DEMO, P. Educação e conhecimento: relação necessária, insuficiente e controversa. Petrópolis: Vozes, 2000.
DESGANGNÉ, S. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 7-35, maio/ago. 2007.
ERIKSON, E. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. 2. Ed. – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.
FRIEDMAN, L. C. Vertigens Pós-Modernas. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
GEERTZ, C. Nova Luz sobre a Antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
JÚNIOR, M. D. Regiões culturais do Brasil. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de pesquisas educacionais, 1960.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro – 7. ed. Editora DP&A. São Paulo, 2008.
LARRAÍN, J. Identidad chilena. Santiago: LOM ediciones, 2001.
LAPLATINE, F. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2007.
MCLAREN, P. Multiculturalismo Revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
MAGALHÃES, I; MARTINS, A. R; RESENDE, V. M. Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. 1ª ed. UNB, 2017.
MERLEAU-PONTY. M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MOITA L, Luís P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
Nobrega, L. P. A construção das identidades nas redes sociais. Fragmentos de Cultura, 20, 95-102, 2010.
ORTIZ, R. Mundialização e cultura. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PAIS, J. M. A construção sociológica da juventude: alguns contributos. i, Lisboa, vol. XXV, n. 105-106, p. 139-165, jan. / abr. 1990.
KOURY, M. G. P. Identidade e pertença: disposições morais e disciplinares em um grupo de jovens. Etnográfica [Online], Portugal, vol. 14 (1). Disponível em: < http://etnografica.revues.org/148>, acesso em 30 abr. 2015.
ROCHA, R. M. M. Juventudes, comunicação e consumo: visibilidade social e práticas narrativas. In: BARBOSA, Lívia. Juventudes e gerações no Brasil Contemporâneo. Porto Alegre: Sulia, 2012.
Turkle, S. A vida no ecrã: A identidade na era da Internet. Lisboa: Relógio d’agua, 1998.
TUZZO, S. A; BRAGA, C. F. Redes sociais e sentimento de pertença: o que pensam os estudantes do ensino médio. Fragmentos de Cultura. Goiânia, v. 20, n. 3/4, p. 207-220, mar/abr. 2010. Disponível em: <http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/1370> Acesso em 30 abr.2015.
VIEIRA, V; RESENDE, V. M. Análise do discurso (para a) crítica: O texto como material de pesquisa. 2ª ed. Vol. 1. Campinas – São Paulo, Pontes Editores, 2016.
ZUCHETTI, D. T.; BERGAMASCHI, M. A. Construções Sociais da Infância e da Juventude. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 28, p. 213 - 234, janeiro/junho 2007.

Downloads

Publicado

26-06-2025

Como Citar

Arruda, M. C., Araújo, N. B., & Queiroz, A. P. T. (2025). JUVENTUDES NORDESTINAS: A CONSTRUÇÃO DIALÉTICA DA ALTERIDADE EM CONTEXTOS SOCIAIS À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO: YOUTH IN THE NORTHEAST: THE DIALECTICAL CONSTRUCTION OF OTHERNESS IN SOCIAL CONTEXTS IN LIGHT OF CRITICAL DISCOURSE ANALYSIS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 13(37), 1–16. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i37.8164