JUVENTUDES DEL NORESTE: LA CONSTRUCCIÓN DIALÉTICA DE LA OTREDAD EN CONTEXTOS SOCIALES A LA LUZ DEL ANÁLISIS CRÍTICO DEL DISCURSO

JUVENTUDES NORDESTINAS: A CONSTRUÇÃO DIALÉTICA DA ALTERIDADE EM CONTEXTOS SOCIAIS À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i37.8164

Palabras clave:

Juventudes del nordeste, Contextos sociales, Alteridad, Pertenencia

Resumen

El presente artículo propone una discusión teórica sobre la construcción social de los jóvenes del Nordeste brasileño y su imbricación con los diferentes contextos para la formación de sus identidades individuales y sociales, así como para el sentimiento de pertenencia como nordestinos. Partimos de la premisa de que la juventud es un grupo social marcado por transformaciones, no solo una edad biológica, ya que, al estar insertos en una coyuntura cambiante y dialéctica, sus subjetividades y prácticas se modifican constantemente como una realidad en metamorfosis. Como marco teórico, nos basamos en las perspectivas de: Pais, Castro, Bauman, Hall, Bakhtin, Castro, Fairclough, en relación con los siguientes temas, respectivamente: juventud, identidades y alteridad.

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Biografía del autor/a

Marineide Cavalcanti Arruda, (PPGCL-UNICAP)

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco). Possui Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011). Especialização em Língua Portuguesa pela FABEJA (Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim - PE - 1999). Graduada em Letras pela FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru- PE - 1994). Membro do projeto de pesquisa intitulado "Mapeamento da literatura juvenil pernambucana?. Coordena o projeto de extensão: "Do Campus para o campo - práticas de leitura e escrita no Assentamento Baeté no município de Barreiros - PE." É membro do projeto de extensão: "De educador para educador: caminhos para o desenvolvimento do leitor literário." Atualmente é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco, Campus Barreiros. Sua pesquisa de Mestrado teve como Corpus "o texto em sala de aula numa perspectiva dialógica a partir da teoria do Agir Comunicativo em Habermas." Trabalha com as disciplinas de Língua Portuguesa no Ensino Médio Integrado, PROEJA, Metodologia da Pesquisa I e Leitura e Produção Textual no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia no IFPE - Campus Barreiros. Atualmente, como doutoranda em Ciências da Linguagem pela UNICAP, sua área de investigação é a Análise Crítica do Discurso (ACD).

Nádia Barros Araújo, (PPGCL-UNICAP)

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (2004), Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto de Pós-graduação e Extensão - IBPEX (2006), Mestrado em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2016), Pós-graduação em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2018), Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2021 - 2024). Atualmente é Pesquisadora das Poéticas Orais populares, concursada na rede Pública do Estado da Bahia e do Município de Tapiramutá. Tem experiência na área de Educação, Formação continuada de professores da Educação Básica, Educação no contexto de diversidade, Educação e Multi/interculturalismo, Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

Ana Paula Torres Queiroz, (PPGCL-UNICAP)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem ( UNICAP),Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, especialização em Psicopedagogia (UFRJ), Administração Educacional e Planejamento de Ensino(UFPE) e Educação Ambiental (SENAC). É mestre em Ciências da Linguagem, pela Universidade Católica de Pernambuco( UNICAP). É professora do IFPE na área de educação, onde atuou como Coordenadora Pedagógica da Diretoria de Assistência Estudantil. Atualmente exerce suas funções nos cursos de Segurança do Trabalho e na Licenciatura em Geografia do Campus Recife, ministrando disciplinas pedagógicas. É extensionista e pesquisadora do IFPE desenvolvendo pesquisas na linha Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores. No Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - GEPEC-IFPE/Cnpq, desenvolve a linha de pesquisa Formação de Professores. Atua preferencialmente nos seguintes temas: formação docente, práticas pedagógicas, e Teoria Dialógica do Discurso.

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Publicado

2025-06-26

Cómo citar

Arruda, M. C., Araújo, N. B., & Queiroz, A. P. T. (2025). JUVENTUDES DEL NORESTE: LA CONSTRUCCIÓN DIALÉTICA DE LA OTREDAD EN CONTEXTOS SOCIALES A LA LUZ DEL ANÁLISIS CRÍTICO DEL DISCURSO: JUVENTUDES NORDESTINAS: A CONSTRUÇÃO DIALÉTICA DA ALTERIDADE EM CONTEXTOS SOCIAIS À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 13(37), 1–16. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i37.8164