VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS MÚSICAS REGIONAIS DE MATO GROSSO
LINGUISTIC VARIATION IN THE REGIONAL MUSIC OF MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.8362Palavras-chave:
Variação, Oralidade, CançãoResumo
Neste artigo, que se insere na teoria sociolinguística, mais precisamente, se utilizando do conceito de mudança e variação linguística, trazemos uma importante descrição e análise de variações e mudanças ocorridas no cancioneiro popular em Mato Grosso, um estado da federação com grande diversidade linguística marcada pela oralidade dos povos tradicionais que desde o século XVIII, período colonial, tiveram a sua oralidade marcada pelo contato entre indígenas, africanos escravizados e europeus, e, também, pela influência da imigração de outros povos oriundos das mais diferentes regiões do país a partir da década de 70 do século passado, fazendo com que a língua falada cotidianamente, em algumas regiões, se apresente rica em variações. Com a chegada de imigrantes, estas variações da língua em uso foram colocadas em disputa com outras formas de usos, ora foram marcadas por traços de oralidades de outras regiões (pelos imigrantes) outras, marcadas pelo saber científico (Linguagem formal ou padrão). Em nossa análise pudemos constatar que, tanto a mudança como a variação, acontece com muita frequência na oralidade do povo mato-grossense, fato este que comprova o caráter heterogêneo da língua. Também pudemos constatar como a oralidade de um povo serve como um marcador de gestos de resistência, tanto na forma falada (prosa) como da forma cantada (verso/canção).
Downloads
Referências
Agenda tem concertos, espetáculos de teatro e exposições em MT. G1, 2016. Disponível em: https://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/05/agenda-tem-concertos-espetaculos-de-teatro-e-exposicoes-em-mt.html. Acesso em: 17 abr. 2022
ALKMIM, Tânia Maria. Sociolinguística. Parte I. In: MUSSALIM, Fernanda, BENTES, Anna Christina (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
ALKMIN, Tânia. Sociolinguística. Parte I. In: Fernanda Mussalim, Ana Cristina Bentes (orgs.). Introdução à linguística: 1. Domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. p. 21-47. Disponível em: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/verProducao?idProducao=51300&key=13b5245328d6f8dbb8b4d1b2016e68c4 – Acesso em: 19 abr. 2022.
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica / Louis-Jean Calvet; tradução Marcos Marcionilo. – São Paulo: Parábola, 2002. 176p., 18cm
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1998. 392p.
MORAIS, Protásio de. Guapo e João Eloy revelam os segredos das composições do rasqueado. SECOM, 2019. Disponível em: http://www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/13003753-guapo-e-joao-eloy-revelam-os-segredos-das-composicoes-do rasqueado/362998/pop_up?_101_INSTANCE_Hf4xlehM0Iwr_viewMode=print&_101_INSTANCE_Hf4xlehM0Iwr_languageId=pt_BR – Acesso em: 17 abr. 2022.
PHILIPPSEN, Neusa Inês. LIMA, José Leonildo. DIVERSIDADE E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM MATO GROSSO / ORGANIZADORES: NEUSA INÊS PHILIPPSEN; JOSÉ LEONILDO LIMA. – CÁCERES: EDITORA UNEMAT, 2018. 228P. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/Editora/livro-diversidades-Linguisticas.pdf - Acesso em: 19 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22602/IQ.9783745870824
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.