LEON TOLSTÓI E JORGE AMADO: A MORTE COMO REFLEXÃO PARA A VIDA EM IVAN ILITCH E QUINCAS BERRO D’ÁGUA
LEON TOLSTOY AND JORGE AMADO: DEATH AS A REFLECTION ON LIFE IN IVAN ILYICH AND QUINCAS BERRO D’ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i37.8927Palavras-chave:
Morte, Leon Tostói, Ivan Ilitch, Jorge Amado, Quincas Berro D´águaResumo
O objetivo desta pesquisa é estabelecer uma análise comparativa entre as obras Ivan Ilitch de Leon Tostói e Quincas Berro D´água de Jorge Amado. Ao ler ambas, deparou-se com a estreita semelhança que demonstram, como se a segunda fosse uma espécie de brasileirismo da primeira na vertente da literatura popular em relação à temática da morte, sendo esta a justificativa do presente artigo. Questiona-se quais são as possíveis aproximações entre as novelas uma vez que tratam da mesma temática? Adotou-se por hipótese que a leitura de mundo dos autores em questão, bem como a habilidade na escrita, favoreceram visões diferenciadas ao longo de todo o texto devido ao contexto social em que as obras emergiram. Adotou-se por metodologia a composição de um estudo exploratório de caráter bibliográfico apoiado nas duas obras mencionadas, estabelecendo uma análise qualitativa e comparativa da intencionalidade literária de ambos. O resultado obtido é este artigo e sua contribuição para o debate acadêmico entorno do problema da morte.
Downloads
Referências
AGUIAR, Joselia. Jorge Amado: uma biografia. São Paulo. Todavia, 2018.
AMADO, Jorge. A morte e a morte de Quincas Berro D’água. Rio de Janeiro: Record, 1998.
ARAUJO, Paula Vanêssa Rodrigues de and VIEIRA, Maria Jésia. A questão da morte e do morrer. Rev. bras. enferm. [online]. 2004, vol.57, n.3, pp.361-363.
LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Tradução de José Pinto Ribeiro, Lisboa, Portugal: Edições 70, 2000.
MEDZHIBOVSKAYA, Inessa. Tolstoy ans the religious culture of his time: a biography of a long conversion, 1845 - 1887. New York, Lexington Books, 2008.
MONTAIGNE, Michel. Ensaios: De como filosofar é aprender a morrer. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SILVA, Wilton Carlos Lima da. Após a visita da indesejada das gentes: luto e memória na Revista Estudos Feministas (2001-2014). Cad. Pagu [online]. 2019, n.55 [cited 2021-05-07], e195524.
SIMON, Michele de Mello e Giovanny. Brasil pode atingir 1 milhão de mortes por covid-19 até outubro de 2021. Brasil e Fato: uma visão popular do Brasil e do mundo. https://www.brasildefato.com.br/2021/04/19/brasil-pode-atingir-1-milhao-de-mortes-por-covid-19-ate-outubro-de-2021
TOLSTÓI, Leon. A morte de Ivan Ilitch. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.