LEON TOLSTÓI E JORGE AMADO: A MORTE COMO REFLEXÃO PARA A VIDA EM IVAN ILITCH E QUINCAS BERRO D’ÁGUA

LEON TOLSTOY AND JORGE AMADO: DEATH AS A REFLECTION ON LIFE IN IVAN ILYICH AND QUINCAS BERRO D’ÁGUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i37.8927

Palavras-chave:

Morte, Leon Tostói, Ivan Ilitch, Jorge Amado, Quincas Berro D´água

Resumo

O objetivo desta pesquisa é estabelecer uma análise comparativa entre as obras Ivan Ilitch de Leon Tostói e Quincas Berro D´água de Jorge Amado. Ao ler ambas, deparou-se com a estreita semelhança que demonstram, como se a segunda fosse uma espécie de brasileirismo da primeira na vertente da literatura popular em relação à temática da morte, sendo esta a justificativa do presente artigo. Questiona-se quais são as possíveis aproximações entre as novelas uma vez que tratam da mesma temática? Adotou-se por hipótese que a leitura de mundo dos autores em questão, bem como a habilidade na escrita, favoreceram visões diferenciadas ao longo de todo o texto devido ao contexto social em que as obras emergiram. Adotou-se por metodologia a composição de um estudo exploratório de caráter bibliográfico apoiado nas duas obras mencionadas, estabelecendo uma análise qualitativa e comparativa da intencionalidade literária de ambos. O resultado obtido é este artigo e sua contribuição para o debate acadêmico entorno do problema da morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Maria Zanotto, SEDUC-GO

Licenciada em Filosofia (FAEME). Licenciada em Letras - Português e Inglês (UEG). Graduada em Teologia (FAETEL / MACKENZIE). Mestra em Ciências da Religião pelo CETHEL e Mestra em Teologia (Área Teologia do Espaço Público - FTSA). Especialista em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ), Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (UGF-RJ), Linguagens e suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho - UFPI. Docente de Filosofia, Sociologia, Projeto de Vida, Português - Redação, Gramática e Literatura - pela SEDUC. Acumula experiências de coordenação escolar e setorial no Colégio Estadual Independência, além de artigos, organização de livros e capítulos publicados.

Gilson Xavier de Azevedo, UEG

Pós-doutorado em Educação pela PUC-GO (2020); Doutor e Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO. Filósofo pela FAEME, e Pedagogo pela UVA-ACARAÚ e Teólogo pelo MACKENZIE, Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica pela UVA-RJ, Ética e cidadania pela UFG, Filosofo Clínico pelo Inst. Packter, Neuropsicopedagogo e em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Cândido Mendes. Docente Efetivo da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Quirinópolis (Concurso 2013); Docente convidado da Faculdade Quirinópolis (Desde 2006).

Referências

AGUIAR, Joselia. Jorge Amado: uma biografia. São Paulo. Todavia, 2018.

AMADO, Jorge. A morte e a morte de Quincas Berro D’água. Rio de Janeiro: Record, 1998.

ARAUJO, Paula Vanêssa Rodrigues de and VIEIRA, Maria Jésia. A questão da morte e do morrer. Rev. bras. enferm. [online]. 2004, vol.57, n.3, pp.361-363.

LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Tradução de José Pinto Ribeiro, Lisboa, Portugal: Edições 70, 2000.

MEDZHIBOVSKAYA, Inessa. Tolstoy ans the religious culture of his time: a biography of a long conversion, 1845 - 1887. New York, Lexington Books, 2008.

MONTAIGNE, Michel. Ensaios: De como filosofar é aprender a morrer. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SILVA, Wilton Carlos Lima da. Após a visita da indesejada das gentes: luto e memória na Revista Estudos Feministas (2001-2014). Cad. Pagu [online]. 2019, n.55 [cited 2021-05-07], e195524.

SIMON, Michele de Mello e Giovanny. Brasil pode atingir 1 milhão de mortes por covid-19 até outubro de 2021. Brasil e Fato: uma visão popular do Brasil e do mundo. https://www.brasildefato.com.br/2021/04/19/brasil-pode-atingir-1-milhao-de-mortes-por-covid-19-ate-outubro-de-2021

TOLSTÓI, Leon. A morte de Ivan Ilitch. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 2017.

Downloads

Publicado

26-06-2025

Como Citar

Zanotto, S. M., & Azevedo, G. X. de. (2025). LEON TOLSTÓI E JORGE AMADO: A MORTE COMO REFLEXÃO PARA A VIDA EM IVAN ILITCH E QUINCAS BERRO D’ÁGUA: LEON TOLSTOY AND JORGE AMADO: DEATH AS A REFLECTION ON LIFE IN IVAN ILYICH AND QUINCAS BERRO D’ÁGUA. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 13(37), 1–13. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i37.8927