LEÓN TOLSTÓI Y JORGE AMADO: LA MUERTE COMO REFLEXIÓN SOBRE LA VIDA EN IVÁN ILÍCH Y QUINCAS BERRO D’ÁGUA
LEON TOLSTÓI E JORGE AMADO: A MORTE COMO REFLEXÃO PARA A VIDA EM IVAN ILITCH E QUINCAS BERRO D’ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i37.8927Palabras clave:
Muerte, León Tolstói, Iván Ilitch, Jorge Amado, Quincas Berro D´águaResumen
El objetivo de esta investigación es establecer un análisis comparativo entre las obras Iván Ilitch, de León Tolstói, y Quincas Berro D'água, de Jorge Amado. Al leer ambas, se encontró con la estrecha similitud que muestran, como si la segunda fuera una especie de brasileñización de la primera en el ámbito de la literatura popular en relación con la temática de la muerte, lo que justifica el presente artículo. ¿Cuáles son las posibles similitudes entre las novelas, dado que tratan el mismo tema? Se adoptó la hipótesis de que la lectura del mundo de los autores en cuestión, así como su habilidad para escribir, favorecieron visiones diferenciadas a lo largo de todo el texto debido al contexto social en el que surgieron las obras. Se adoptó como metodología la composición de un estudio exploratorio de carácter bibliográfico basado en las dos obras mencionadas, estableciendo un análisis cualitativo y comparativo de la intencionalidad literaria de ambas. El resultado obtenido es este artículo y su contribución al debate académico en torno al problema de la muerte.
Descargas
Citas
AGUIAR, Joselia. Jorge Amado: uma biografia. São Paulo. Todavia, 2018.
AMADO, Jorge. A morte e a morte de Quincas Berro D’água. Rio de Janeiro: Record, 1998.
ARAUJO, Paula Vanêssa Rodrigues de and VIEIRA, Maria Jésia. A questão da morte e do morrer. Rev. bras. enferm. [online]. 2004, vol.57, n.3, pp.361-363. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672004000300022
LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Tradução de José Pinto Ribeiro, Lisboa, Portugal: Edições 70, 2000.
MEDZHIBOVSKAYA, Inessa. Tolstoy ans the religious culture of his time: a biography of a long conversion, 1845 - 1887. New York, Lexington Books, 2008. DOI: https://doi.org/10.5771/9780739140765
MONTAIGNE, Michel. Ensaios: De como filosofar é aprender a morrer. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SILVA, Wilton Carlos Lima da. Após a visita da indesejada das gentes: luto e memória na Revista Estudos Feministas (2001-2014). Cad. Pagu [online]. 2019, n.55 [cited 2021-05-07], e195524. DOI: https://doi.org/10.1590/18094449201900550024
SIMON, Michele de Mello e Giovanny. Brasil pode atingir 1 milhão de mortes por covid-19 até outubro de 2021. Brasil e Fato: uma visão popular do Brasil e do mundo. https://www.brasildefato.com.br/2021/04/19/brasil-pode-atingir-1-milhao-de-mortes-por-covid-19-ate-outubro-de-2021
TOLSTÓI, Leon. A morte de Ivan Ilitch. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.