EL ALTA DE LA VOCAL MEDIA PRETONICA /E/ EN EL PORTUGUÉS HABLADO EN LA COMUNIDAD QUILOMBOLA MARIA RIBEIRA (GURUPÁ/PA)
ALTEAMENTO DA VOGAL MÉDIA PRETÔNICA /E/ NO PORTUGUÊS FALADO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MARIA RIBEIRA (GURUPÁ/PA)
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i40.8112Palabras clave:
Elevación, Variación, QuilombolasResumen
Este artículo aborda aspectos relacionados con la elevación de la vocal media pretónica /e/ en el portugués hablado en la comunidad quilombola Maria Ribeira (Gurupá/PA). El objetivo es verificar la frecuencia de la aparición de variantes tales como m[i]nino en lugar de m[e]nino y [i]ntão en lugar de [e]ntão, así como las condiciones que favorecen esta elevación de la vocal en cuestión. Los datos se recopilaron mediante grabaciones de relatos de experiencias de 11 informantes nacidos en la comunidad y que no se habían alejado de ella durante más de 3 años. Se toma como supuesto teórico la teoría de la variación lingüística, especialmente en su versión laboviana (LABOV, 2008). Para el procesamiento estadístico se utilizó el programa Goldvarb X. Los resultados obtenidos muestran que el inicio vacío o con consonantes coronales favorece la aplicación de la regla, así como la presencia de vocales altas en la sílaba tónica y la proximidad entre las sílabas tónica y pretónica. A estos factores favorables se suman las sílabas ligeras, el rango de edad y la presencia de consonantes dorsales y labiales en el inicio de la sílaba siguiente.
Descargas
Citas
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. – 56ª ed. revista e ampliada – São Paulo: Parábola, 2015.
BISOL, Leda. Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. – 4. ed. rev. e ampl. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Manual de Sociolinguística. – 1. ed., 2ª reimpressão. –São Paulo: Contexto, 2019.
CALVET, Louis-Jean. Sociolingüística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. - 3ª ed. – Petrópolis: Vozes, 1999. [1970]
CRUZ, Regina. Vogais na Amazônia Paraense. Alfa, São Paulo 56 (3): 945 – 972, 2012.
CRUZ, Regina et al. As vogais médias pretônicas no Português falado nas ilhas de Belém (PA). In: Maria do Socorro Silva de Aragão. (Org.). Estudos em fonética e fonologia no Brasil. 1ed. João Pessoa: ANPOLL/GT de Fonética, 2008.
CRUZ, Regina; SOUSA, Josivane. Variação vocálica das médias pretônicas no português falado na cidade de Belém (PA). Porto Alegre: Letrônica, v. 6, n. 1, p. 26 – 46, jan./jun., 2013.
DIAS, Marcelo Pires et al. O alteamento das vogais pré-tônicas no português falado na área rural do município de Breves (PA): uma abordagem variacionista. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. Vol. 5, n. 9, agosto de 2007.
FREITAS, Simone Negrão de. As vogais médias pretônicas no falar da cidade de Bragança. 2001. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2001.
LABOV, William. Padrões Sociolinguísticos. Trad. Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008. [1970]
PARÁ. Instituto de Terras do Pará. Título de Reconhecimento de Domínio Coletivo. Belém: ITERPA, 2000.
RAZKY, A., and SANTOS, EG. O perfil geolinguístico da vogal /e/ no estado do Pará. In: RIBEIRO, SSC., COSTA, SBB., and CARDOSO, SAM., orgs. Dos sons às palavras: nas trilhas da Língua Portuguesa [online]. Salvador: EDUFBA, 2009, pp. 18 – 39. ISBN 978 – 85 – 232 – 1185 – 1. Available from SciELO Books http://books.scielo.org.
SCHERRE, Maria Marta Pereira. Doa-se lindos filhotes de poodle: variação linguística, mídia e preconceito. São Paulo: Parábola, 2005.
SOUSA, Josivane. A variação das vogais médias pretônicas no português falado na área urbana do município de Belém/PA. 2010. 209 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2009.
TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. Série Princípios. – 8.ed. – São Paulo: Ática, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.