LA GESTO «MANO»: VARIACIÓN DIASTRÁTICA Y DIAFÁSICA DESDE LA PERSPECTIVA DE LA AMPLIACIÓN SEMÁNTICA Y LA ENTONACIÓN
A GÍRIA “MANO”: VARIAÇÃO DIASTRÁTICA E DIAFÁSICA NA PERSPECTIVA DA AMPLIAÇÃO SEMÂNTICA E DA ENTONAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i42.8179Palabras clave:
Sociolingüística Variacionista, Jerga, Ampliación semántica, Entonación, ProsodiaResumen
El artículo tiene como objetivo presentar un análisis de los usos de la jerga «mano» desde la perspectiva diastrática-etaria y del proceso de cambio lingüístico en la esfera diafásica, así como en contextos entonacionales que promueven su ampliación semántica. Para ello, utiliza los conceptos de la Teoría de la Variación y el Cambio Lingüístico (LABOV, 1994; WEINREICH, HERZOG Y LABOV, 2006; LUCCHESI, 2012), de ampliación semántica (ALVES, 2022), de entonación (CANTERO, 2002) y de prosodia (CAGLIARI, 1992, 2007), asociados al concepto de jerga (PRETI, 1984; TRASK, 2004). Adopta como metodología el análisis del elemento lingüístico «mano» utilizado en distintos contextos y con diferentes proyecciones entonacionales. A partir de ello, argumenta que la innovación observada en la jerga seleccionada indica un proceso de cambio lingüístico con tendencia diafásica. Concluye que la base «mano», al tener una ampliación semántica derivada de distintas entonaciones, establece que el uso diastrático por edad y el proceso de cambio lingüístico en la esfera diafásica se configuran como factores determinantes para la ocurrencia del proceso sociolingüístico.
Descargas
Citas
ALKMIN, T. Sociolinguística – Parte I. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. Introdução à linguística. São Paulo: Cortez, 2001. v. 1. p. 21-47.
ALVES, I. M. Neologismo: criação lexical. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2002[1990].
ANTUNES, L. B. O papel da prosódia na expressão de atitudes do locutor em questões. 2007. 306f. Tese (Doutorado em Linguística) da UFMG, 2007. Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2007.
ARAÚJO, M. L. Entonação das interrogativas e das declarativas do português brasileiro falado em Minas Gerais: Modelos para o Ensino de Línguas. 2014. 235 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
BODOLAY, A. Pragmática da entonação: a relação prosódia/contexto em atos diretivos no português. 2009. 303f. Tese (Doutorado em Linguística). Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2009.
CAGLIARI, L. C. Prosódia: algumas funções dos supra-segmentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 23, p. 137-151, jul/dez 1992.
CAGLIARI, L. C. Elementos de fonética do Português Brasileiro. São Paulo: Paulistana, 2007.
CAMACHO, R. Sociolinguística – Parte II. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. Introdução à linguística. São Paulo: Cortez, 2001. v. 1. p. 49-75.
CANTERO, F. J. Teoría y análisis de la entonación. Barcelona: Ed. Universitat de Barcelona, 2002.
CANTERO, F. J.; MATEO, M. Análisis melódico del habla: complejidad y entonación en el discurso. Oralia, 14, 2011, p. 105-127. Disponível em https://ojs.ual.es/ojs/index.php/ORALIA/article/view/8078/6659 Acesso em 23 jul.2022. DOI: https://doi.org/10.25115/oralia.v14i.8078
LABOV, W. Principles of linguistic changes. Oxford: Blackwell/Cambridge, 1994.
LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. Trad. Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre e Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
LUCCHESI, D. A Teoria da Variação Linguística: um balanço crítico. Estudos Linguísticos. São Paulo, v. 41, n. 2, p. 793-805, maio/ago, 2012. Disponível em https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1198/753 Acesso em 23 jul.2022.
NEVES, M. H. M. Que grmática estudar na escola? São Paulo: Contexto, 2003.
PRETI, D. A gíria e outros temas. São Paulo: Edusp, 1984.
SILVA, M. E. B. O dinamismo lexical: o dizer nosso de cada dia. In: AZEREDO, J. C. (org.). A língua portuguesa em debate: conhecimento e ensino. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.
TRASK, R. L. Dicionário de linguagem e Linguística. São Paulo: Contexto, 2004.
WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.