O USO DE [ÃW] E [Õ] NA COMUNIDADE CORIXA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA: ANÁLISE DA VARIÁVEL SEXO

THE USE OF [ÃW] AND [Õ] IN THE COMMUNITY CORIXA FRONTIER BRAZIL/BOLIVIA: ANALYSIS OF THE VARIABLE SEX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.8186

Palavras-chave:

Variação, Fronteira, Comunidade, Corixa, Variável Sexo

Resumo

Propomos nesta pesquisa, apresentar um estudo realizado com os nativos da comunidade Corixa-MT, a referida comunidade localiza-se na fronteira de Cáceres com a cidade boliviana de San Mathias. Esta pesquisa é fruto dos estudos realizados durante o curso de Pós Graduação Stricto Sensu em Linguística da UNEMAT, no qual, tínhamos por objetivo descrever e analisar os usos linguísticos locais. No presente artigo, apresentaremos um dos resultados obtidos com a pesquisa, ou seja, analisaremos neste, os usos da forma padrão [ãw] e da forma padrão regional [õ][1], a partir da variável sexo, para este estudo, tomamos como parâmetro os sexos masculino e feminino. Desenvolvemos este estudo, sob os aportes teóricos e metodológicos da Sociolinguística Variacionista, linha teórica, cujo objetivo é o de descrever e sistematizar as variações linguísticas existentes. Tomamos como corpus as entrevistas de 24 fronteiriços (12 homens e 12 mulheres), selecionados respeitando alguns critérios, sendo estes: todos os entrevistados são nativos da comunidade, brasileiros, pertencentes á diferentes faixas etárias. A análise foi baseada nos estudos dos teóricos Willian Labov (2008) e Fernando Tarallo (1997). As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Carvalho Mendes, PPGL/UNEMAT-Cáceres

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós- Graduação em Linguística Stricto Sensu em Linguística da UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Jocineide Macedo-Karim, UNEMAT

Professora Doutora em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística/UNEMAT/Cáceres - Coordenadora do projeto de pesquisa: A variação linguística em comunidades quilombolas da Região Centro Oeste do Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa: Mato Grosso: Falares e Modos de Dizer.

Referências

ALKMIM, Tânia Maria. Sociolinguística. In: MUSSALIM F. & BENTES, A. C (Orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. 4. ed. São Paulo: Cortez. p. 21- 47, 2004.

BAGNO, Marcos. Dicionário critico de Sociolinguística. 1ª. Ed-São Paulo: Parábola editorial, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i17p1

CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. (Tradução de Marcos Marcionilo) São Paulo: Parábola, 2002.

DIAS, Jaqueline da Silva. O falar Poconeano: um estudo sobre as variedades linguísticas em uso. Universidade do Estado de Mato Grosso, 2016.

LABOV, Willian. (2008). Padrões sociolinguísticos. Tradução de Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline R. Cardoso. São Paulo, SP: Parábola, 2008.

MACEDO-KARIM, Jocineide. A Variação na concordância de gênero no falar da comunidade de Cáceres-MT. Dissertação de Mestrado. Araraquara-SP: UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, 2004.

MACEDO-KARIM, Jocineide. A comunidade São Lourenço em Cáceres-MT: aspectos linguísticos e culturais. Tese de Doutorado. Campinas-SP: Instituto de Estudos da Linguagem, 2012.

NOLL, Volker. O português brasileiro: formação e contrastes. Traduzido do alemão por Mário Eduardo Viáro. São Paulo: Globo, 2008.

PAIVA, Maria da Conceição de. A variável gênero/sexo. IN: Introdução à Sociolinguística o tratamento da variação/ Mollica, Maria Cecilia e Braga, Maria Luiza (Orgs.) 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.

SILVA, Mariza Pereira. (2000). Um Estudo de Variação Dialetal: a alternância de [ãw] ~ [õ] final no português falado na cidade de Cáceres-MT. Campinas-SP: IEL – UNICAMP, 2000.

TARALLO, Fernando. A pesquisa Sociolinguística. São Paulo: Ática, 1997.

Downloads

Publicado

27-07-2025

Como Citar

Mendes, S. C., & Macedo-Karim, J. (2025). O USO DE [ÃW] E [Õ] NA COMUNIDADE CORIXA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA: ANÁLISE DA VARIÁVEL SEXO: THE USE OF [ÃW] AND [Õ] IN THE COMMUNITY CORIXA FRONTIER BRAZIL/BOLIVIA: ANALYSIS OF THE VARIABLE SEX. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 15(43), 1–20. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.8186