MARCAS DEL LENGUAJE POPULAR Y REGIONAL EN LA NOVELA «CAIS DA SAGRAÇÃO», DE JOSUÉ MONTELLO
MARCAS DA LINGUAGEM POPULAR E REGIONAL NO ROMANCE “CAIS DA SAGRAÇÃO”, DE JOSUÉ MONTELLO
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v14i41.8567Palabras clave:
Sociolingüística, Variación lingüística, Lenguaje popular-regionalResumen
En este trabajo, que se inscribe en el ámbito de la sociolingüística, se presenta un análisis de los lenguajes populares y regionales presentes en la novela «Cais da Sagração» del escritor maranhense Josué Montello, teniendo entre sus principales objetivos mostrar cómo las obras literarias utilizan los lenguajes con el fin de agregar verosimilitud a las narrativas, así como evidenciar un recorte de las particularidades lingüísticas de la región que constituye el contexto social y geográfico en el que se desarrolla la trama, en particular en lo que se refiere a los lenguajes popular y regional. Con este propósito, se llevó a cabo una revisión teórica sobre los estudios de naturaleza sociolingüística, con el fin de explorar la naturaleza diversa que caracteriza a las lenguas en general y, en particular, caracterizar los lenguajes popular y regional, objeto del presente estudio. Para ello, se recurrió principalmente a los estudios de Preti (1982), pero también a teóricos como Câmara Jr (1975), Garmadi (1983) y Labov (1991 [1972]). Sobre la base de esta revisión, se realizó el análisis de los datos extraídos de la obra mencionada, teniendo en cuenta el enfoque del estudio. Como resultado, se puso de manifiesto la recurrencia a los lenguajes popular y regional por parte del autor de la obra, lo que le da un carácter verosímil y, por extensión, confirma la naturaleza heterogénea y diversificada de las lenguas, en este caso, la lengua portuguesa, en sus vertientes popular y regional.
Descargas
Citas
ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de. Relações língua sociedade e cultura na linguagem popular do Ceará. Disponível em <http://repositorios.ufac.br/index.php/ramal/article/view/16/7>. Acesso em: 29 mai. 2023.
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. Trad.: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2002.
CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. História da Linguística. Trad.: Maria do Amparo Barbosa de Azevedo. 6. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1975.
CARDOSO, Suzana Alice. Geolinguística: tradição e modernidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
ELIA, Sílvio. Sociolinguística: uma introdução. Rio de Janeiro: Padrão; EDUFF, 1987.
GARMADI, Juliette. Introdução à sociolingüística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1983.
JESUS, Hagamenon de. Maria Olívia e Natalino: arquétipos dos séculos XIX e XX, em Noite sobre Alcântara. In.: MARANHÃO, Secretaria de Estado da Cultura. Casa de Cultura Josué Montello. Leituras Críticas de romances de Josué Montello: ensaios reunidos. São Luís: Edições SECMA, 2009.
KOCH, Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
LABOV, William. Sociolinguistic patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1991 [1972].
MARROQUIM, Mário. A língua do Nordeste: Alagoas e Pernambuco. Curitiba: HD Livros, 1996.
MONTEIRO, José Lemos. Para compreender Labov. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
MONTELLO, Josué. Cais da Sagração. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
MORAES, Jomar. Apontamentos de Literatura Maranhense: uma abordagem contextual que leva em conta os fatores políticos, sociais e econômicos. 2. ed. ampl. São Luís: Edições SIOGE, 1977.
MORAES, Jomar. Perfis acadêmicos. 3. ed. São Luís: Edições AML, 1993.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. O que é linguística. São Paulo: Brasiliense, 2006.
PRETI, Dino. Sociolingüística: os níveis de fala. 4. ed. rev. e mod. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1982.
RODRIGUES, Aryon D’aligna. Línguas brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo: Edições Loyola, 1986.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. Trad.: Antônio Chelini et. al. São Paulo: Cultrix, 2006.
SEKI, Lucy. A linguística no Brasil. DELTA, São Paulo, v. 15, n. spe, 1999. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44501999000300011&lng=pt&nrm=iso.> Acesso em: 06 de mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44501999000300011
WEEDWOOD, Barbara. História concisa da lingüista. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.