RELATIONSHIP BETWEEN SPEECH AND WRITING IN THE LANGUAGE ACQUISITION PROCESS: A SURVEY OF BRAZILIAN THESES AND DISSERTATIONS (2018-2024)

RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUA: UM LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS (2018-2024)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.9744

Keywords:

Applied Linguistics, Phonological awareness, Speech and writing relationship, Writing acquisition

Abstract

This article presents the results of research on theses and dissertations addressing the relationship between speech and writing in the process of writing acquisition. The aim is to provide a state-of-the-art overview of studies focusing on the connection between speech and writing during the acquisition of writing skills, highlighting the objectives and findings that have made a difference in the educational context, particularly regarding the role of Linguistics—specifically Phonetics and Phonology. The time frame considered covers the last six years, from 2018 to 2024, within which eight master's and doctoral studies were identified that address the relationship between speech and writing, as well as phonological awareness in the writing acquisition process. Among the contributions these studies have made to the academic community, the centrality of the phonological process stands out in providing a deeper understanding of the complex interactions between speech and writing in the context of early writing learning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jane Flávia Esser, PPGL-UNIOESTE

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Cascavel.

Jéssica Daiani Zimmer Bulow, PPGL-UNIOESTE

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Cascavel.

Sanimar Busse, UNIOESTE


Doutora em Letras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIOESTE, Campus Cascavel.

References

ALVES, Luzia. Impasses na relação aluno-escrita: interpretação e transmissão. 2019. 185 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

BARTHELSON, Betina Rezze. A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico . 2020. 1 recurso online ( 219 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641058. Acesso em: 30 out. 2024.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Métodos de alfabetização e consciência fonológica: o tratamento de regras de variação e mudança’. SCRIPTA, Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da PUC Minas, v.9 nº18, p. 201-220, 2006.

CAGLIARI, L.C. Marcadores prosódicos na escrita. In: SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, 18, 1989, Lorena. Anais... Lorena: Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo, 1989. p. 195-203.

CAPRISTANO, Cristiane Carneiro. Por uma concepção heterogênea da escrita que se produz e que se ensina na escola. Cadernos de educação, n. 35, 2010.

DAL MOLIN, Katiane et al. O sistema de escrita alfabética no livro didático de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental: uma análise na perspectiva do alfabetizar letrando. 2021. DOI: https://doi.org/10.46551/emd.e202119

DINIZ, Ana Caroline Montrezol. Relação fala e escrita na alfabetização: registros gráficos do “r” fraco e do “r” forte em produções escritas. 2022. 168 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30567

FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: ArtMed, 2007.

ILHA, S. E. Os processos fonológicos na representação escrita de estruturas silábicas complexas do português brasileiro. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL . Edição especial n. 1, 2007.

KOPSCHITZ, L. X. B.; MATTOS, M. A. B. A Lingüística Aplicada e a Linguística. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, v. 22, p. 7-23, 2012.

MARCONDES FILHO, Ciro. Dicionário da comunicação. Pia Sociedade de São Paulo-Editora Paulus, 2014.

MOITA LOPES, Luis Paulo da (org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

MOLLICA, Maria Cecília; LOUREIRO, Fernando. Aportes sociolinguísticos à alfabetização. In: Português Brasileiro II: contato linguístico, heterogeneidade e história. (UFFFAPERJ, 2008). Disponível em: http://www.stellabortoni.com.br. Acesso em: 11 out. 2013.

MENEZES, V.; SILVA, M. M.; GOMES, I.F. Sessenta anos de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, R.C.; ROCA, P. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009.

MOUSINHO, Renata et al. Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso. 2008.

NIEDERMAYER, Luci Piletti. O desenvolvimento da consciência fonológica no processo de alfabetização. 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, PR.

PACHECO, Vera. Evidências do funcionamento da língua oral no texto escrito. Revista Intersecções, v. 1, n. 1, p. 55-69, 2008.

PEREIRA, Daize Raquel. Representação escrita da fricativa velar e da vibrante alveolar, em início de palavra e entre vogais, no Ensino Fundamental. 2019. p. 134. Dissertação (Mestrado em Letras – PROFLETRAS), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Cascavel, 2019.

POSSAMAI, Lidiane. A apropriação da linguagem escrita pela criança e a organização do ensino das características sonoras da palavra para a alfabetização: contribuições da Teoria Histórico-Cultural. 2022. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Francisco Beltrão (PR), 2022.

SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes, Isidoro Blikstein. 25.ed. São Paulo: Cultrix, 1990.

SILVA, Rosana Aparecida Leitão da. Mediação dialética na alfabetização: superando inadequações na escrita decorrentes do traço de sonoridade. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.

SOARES, Silvana Mendes Sabino. Oralidade e escrita: o jardim secreto da linguagem verbal na Educação Infantil. Orientadora: Ana Paula de Medeiros Ribeiro. 2022. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.

Published

2025-07-28

How to Cite

Esser, J. F., Bulow, J. D. Z., & Busse, S. (2025). RELATIONSHIP BETWEEN SPEECH AND WRITING IN THE LANGUAGE ACQUISITION PROCESS: A SURVEY OF BRAZILIAN THESES AND DISSERTATIONS (2018-2024): RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUA: UM LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS (2018-2024). WEB REVISTA SOCIODIALETO, 15(43), 1–19. https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i43.9744