Sonho, travessia

caminhos da escrita em Cidinha da Silva

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61389/revell.v2i40.9556

Mots-clés :

Cidinha da Silva, personagem escritora, ações afirmativas no Brasil

Résumé

O artigo busca analisar a representação da personagem escritora nos contos “Travessia no barco da coragem” e “Cenas da Colônia Africana - lavadeiras”, da cronista e ficcionista mineira Cidinha da Silva. Partindo de uma discussão sobre os temas encenados nos dois textos, busca-se comparar suas protagonistas, contextualizando-as no escopo maior da trajetória de sua autora. Desse modo, a reflexão entrelaça a visão de mundo e o contexto em que vivem as personagens, por um lado, com, por outro lado, o trabalho de Cidinha no primeiro projeto de ações afirmativas no Brasil. Financiado pela Fundação Ford, o geração XXI foi precursor de iniciativas que culminariam na Lei de Cotas. A discussão se encaminha, então, para uma reflexão sobre o trabalho da escritora dentro de um projeto estético-político, em que os textos de não ficção se unem às personagens ficcionais para propor posturas desejantes, assim como uma aposta no ato de sonhar e a afirmação de uma insistência para consolidar projetos. Dentre os nomes mobilizados nessa reflexão está Sueli Carneiro, parceria de Cidinha da Silva na implantação do Geração XXI por meio de Geledés. Destacam-se, também, como aportes teóricos na discussão, as contribuições de Eduardo de Assis Duarte, Saidiya Hartman e Gloria Anzaldúa.

Biographie de l'auteur

  • Clarice M Goulart, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense - Brasil. Realizou estágio pós-doutoral em Letras na Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil. Processora no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brasil.

    E-mail: claricemgoulart@gmail.com

    ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-9405-9115



Références

ANZALDÚA, Gloria. "Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo". Trad. Édna de Marco. Revista Estudos Feministas, v. 8, n. 01, p. 229-236, 2000.

CARNEIRO, Sueli. Prefácio. In: SILVA, Cidinha da (Org.). Ações afirmativas em educação: experiências brasileiras.,São Paulo: Summus, 2003.

DUARTE, Eduardo de Assis. Introdução: In: DUARTE, Eduardo de Assis & FONSECA, Maria Nazareth Soares (orgs). Literatura e afrodescendência no Brasil. Belo Horizonte, UFMG, 2011.

EGA, Françoise. Cartas a uma negra: narrativa antilhana. Trad. Vinícius Carneiro e Mathilde Moaty. São Paulo: Todavia, 2021.

HARTMAN, Saidiya. Vidas Rebeldes, Belos Experimentos:: Histórias Íntimas De Meninas Negras Desordeiras, Mulheres Encrenqueiras E Queers Radicais. Trad. Floresta. São Paulo: Fósforo, 2022.

NASCIMENTO, Beatriz. "Por uma história do homem negro". In: RATTS, Alex (org.). Uma história feita por mãos negras: relações raciais, quilombos e movimentos. Rio de Janeiro: Zahar, 2021. pp. 37-46.

SALES, Cristian. "Intelectuais afrodiaspóricas e produção de conhecimento na América Latina e Caribe: Conceição Evaristo, Mayra Santos-Febres e Yolanda Arroyo-Pizarro". Revista História : Debates e Tendências (Online), vol. 22, núm. 4, pp. 118-147, 2022. DOI: https://doi.org/10.5335/hdtv.22n.4.14052

SILVA, Cidinha da. "Cenas da Colônia africana - lavadeiras". In: SALES, Irene et al. Colonos e quilombolas. Memória fotográfica das colônias africanas de Porto Alegre. Porto Alegre: [s/n], 2010.

SILVA, Cidinha da. Oh, margem! Reinventa os rios! São Paulo: Selo Povo, 2011.

SILVA, Cidinha da.#Parem de nos matar. Editora Jandaíra, 2020.

SILVA, Cidinha da. Tecnologias ancestrais de produção de infinitos. Martelo, 2022.

Téléchargements

Publiée

2026-03-10

Comment citer

Sonho, travessia: caminhos da escrita em Cidinha da Silva. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 40, p. 75–85, 2026. DOI: 10.61389/revell.v2i40.9556. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/REV/article/view/9556. Acesso em: 14 avr. 2026.