A polifonia literária bakhtiniana

uma leitura de Caim, de José Saramago

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/revell.v3i36.8232

Palabras clave:

Polifonia, Monologia, Saramago, Caim, Bakhtin

Resumen

Este artigo tem como objetivo fazer uma leitura de Caim, último romance de José Saramago, sob a luz dos escritos teóricos de Mikhail Bakhtin sobre a polifonia. Além disso, busca-se discutir o caráter polifônico muitas vezes atribuído ao autor português, que vai de encontro com as definições postuladas pelo teórico russo. A fim de expor essa problemática, alguns autores, além do próprio Bakhtin, serão abordados, como Lucas Maciel e Paulo Bezerra, que contribuem para um melhor entendimento do conceito bakhtiniano de polifonia que, em sua origem, é estritamente literário e direcionado para análise das especificidades estéticas de Fiódor Dostoiévski. Assim sendo, a partir do que é postulado por Bakhtin defende-se que Caim, devido às suas características formais, se organiza como um romance monológico e não polifônico, dadas as determinações estéticas de José Saramago.

Biografía del autor/a

Frederico Dias Rosa Alves Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Brasil. Doutorando em Letras na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Brasil. Bolsista CAPES – Brasil. ORCID iD: E-mail: fred.dias@live.com

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Publicado

2024-07-10

Cómo citar

TEIXEIRA, Frederico Dias Rosa Alves. A polifonia literária bakhtiniana: uma leitura de Caim, de José Saramago. REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 36, p. 122–144, 2024. DOI: 10.61389/revell.v3i36.8232. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/REV/article/view/8232. Acesso em: 11 ago. 2025.