O mal-estar (pós) moderno: sadismo, violência e transgressão no conto “O Cobrador”, de Rubem Fonseca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/revell.v1i28.5908

Palavras-chave:

Sadismo, Violência, Transgressão, Pós-modernidade, Rubem Fonseca

Resumo

O presente trabalho visa analisar o conto “O cobrador” de Rubem Fonseca, abordando seu personagem central em uma crítica às classes brasileiras favorecidas. Este artigo analisa a violência e o sadismo contidos nesta narrativa, por meio do estudo do protagonista, o qual faz parte de um grupo de excluídos socialmente e que se revolta com sua situação, buscando resolvê-la pelos caminhos da violência. É possível compreender a formação desse personagem e, dessa forma, analisar a desigualdade social, o sadismo e a violência, refletidos em um sujeito que atinge o ponto máximo da brutalidade no desejo de mudar a realidade – ações entendidas como uma transgressão. Pretendemos com tal análise demonstrar o quanto a literatura representa a realidade, a sociedade, a cultura e os sentimentos mais obscuros do ser humano, sobretudo pela estética pós-modernista e no ambiente metropolitano consumista; inigualavelmente operacionalizados por Fonseca.

Biografia do Autor

  • Jaqueline Carvalho Silva, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, campus Assis
    Doutoranda em Letras (UNESP/Assis). Possui Mestrado em Linguagens e Letramentos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui Graduação em Pedagogia - UNICESPI (2013) e Graduação em Letras - Português, Inglês e respectivas literaturas pela Faculdade de José Bonifácio- UNIESP (2012). Possui Pós-graduação em Alfabetização, Letramento, Literatura e Inclusão pela Faculdade de Tecnologia Paulista. Pós-graduada em Gestão em Direção, Supervisão e Mediação Escolar pela Universidade de Jales. Atualmente é Professora de Língua Portuguesa, Linguística e Educação do Instituto Jaguar de pós-graduação. Professora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Novo Horizonte e da Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC). Trabalha em editoras educacionais prestando assessoria a municípios e Redes de Ensino Público e Particular. Tem experiência na área de Letras, Linguística e Educação com ênfase nas temáticas: Letramento, Avaliação, Leitura e Escrita. Ministra palestras e consultorias concomitantes com suas áreas de atuação.
  • Rodrigo Donizeti Mingotti, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), campus de São José do Rio Preto.
    Atualmente, desenvolve pesquisa em nível de Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras (conceito CAPES 6) da Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), campus de São José do Rio Preto. Também encontra-se sob vias de defesa de sua dissertação de Mestrado, sob os auspícios da CAPES. Pela mesma instituição, graduou-se em Licenciatura em Letras, com habilitação em Português e Francês. Atua na área estudos comparados, principalmente no que diz respeito às relações Brasil-França. Outros assuntos de seu interesse são: as relações História, Cultura e Literatura, o romance brasileiro dos séculos XIX e XX, literatura fantástica, conto e miniconto.

Referências

AUERBACH, Erich. A cicatriz de Ulisses. In: AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1971.

BARTHES, Roland. Réflexions sur um manuel. In: DOUBROVSKY, Serge; TODOROV, Tzvetan (ed.). L’enseignement de la littérature. Paris: Plon, 1971.

BATAILLE, Georges. A literatura e o Mal. Tradução de Suely Bastos. Porto Alegre: L&PM, 1989.

BAUMAN, Zygmunt. O Mal-estar da pós-modernidade. Tradução de Mauro Gama; Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. E-book (275 p.).

BOSI, Alfredo. O conto brasileiro contemporâneo. 14. ed. São Paulo: Cultrix, 1975.

CERQUEIRA, Rodrigo da Silva. A violência como discurso em Feliz Ano Novo de Rubem Fonseca. A terra roxa e outras terras: revista de estudos literários, v. 15, jun., 2009. Disponível em: http://www.uel.br/pos/letras/terraroxa/g_pdf/vol15/TRvol15b.pdf. Acessado em 20/08/2012.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Diccionario de los símbolos. Barcelona: Editorial Helder, 1986.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão; Consuelo Fortes Santiago. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Sul Americana, 1955.

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura. Uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FONSECA, Rubem. O Cobrador. Literatura Nacional. São Paulo: Cia das Letras, 1999.

FONSECA, Rubem. Vastas emoções e pensamentos imperfeitos. São Paulo, Cia das Letras, 1988.

FOUCAULT, Michel. Prefácio à transgressão. In: MOTTA, Manoel Barros da (org.). Estética: literatura e pintura, música e cinema. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009, p. 28-46.

GOTLIB, Nádia Batella. Teoria do Conto. 10. ed. São Paulo: Ática, 2002.

LACERDA, Rodrigo. Diálogo literário. Revista CULT, Editora Bregantini, ed. 3, out., 1997.

LACOSTE, Jean-Yves (org.). Dictionnaire critique de théologie. Paris: Presses Universitaires de France, 2007.

MORETTI, Franco. The World System from Goethe to Garcia Marquez. London; New York: Verso, 1996. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/236787342_Modern_Epic_the_World_System_from_Goethe_to_Garcia_Marquez_review. Acessado em 04/01/2021.

MURIBECA, Mercês. As diferenças que nos constituem e as perversões que nos diferenciam. Estudos de Psicanálise, Belo Horizonte, n. 32, nov., 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372009000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acessado em 26/01/2021.

SOARES, Angélica. Gêneros Literários. 6. ed. São Paulo: Ática, 2003.

SOARES, Antônio. Introdução à Teoria da Literatura. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2010.

SOUZA, Valmir de. Violência e resistência na literatura brasileira. In: SOUZA, Valmir de. Os sentidos da violência na literatura. São Paulo: LCTE, 2007.

TRANGRESSÃO. In: DICIONÁRIO Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2020. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=vkGN7. Acessado em 23/04/2020.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

O mal-estar (pós) moderno: sadismo, violência e transgressão no conto “O Cobrador”, de Rubem Fonseca. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 104–128, 2021. DOI: 10.61389/revell.v1i28.5908. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/REV/article/view/5908. Acesso em: 9 abr. 2026.