ESCOLAS PENAIS

Escola da Nova Defesa Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rjdsj.v12i20.8356

Resumo

A Escola da Nova Defesa Social é uma abordagem criminológica que tem raízes na sociologia e na criminologia crítica. Ela se concentra em examinar as questões sociais e econômicas que estão por trás do comportamento criminoso e em propor soluções que vão além do sistema penal tradicional. Neste artigo, exploraremos os princípios-chave dessa escola de pensamento e como ela difere das abordagens convencionais de justiça criminal. Firmou-se no final do século passado, assimilando os pensamentos de Filippo Gramatica, Marc Ancel e Philipe Mary.

Biografia do Autor

WANDER MATOS DE AGUIAR, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)

Orientador. Doutor em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Contabilidade Gerencial pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) e, em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Diretor de Educação a Distância da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016-2018). Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (2018-até a presente data). Coordenador de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Segurança Pública, Políticas Estratégicas e Alto Comando e Planejamento, Inteligência e Liderança na Segurança Pública. Docente em Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso Sul (UEMS).

Downloads

Publicado

2025-12-01

Como Citar

Silva Filho, D. L., & AGUIAR, W. M. D. (2025). ESCOLAS PENAIS: Escola da Nova Defesa Social. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 12(20), 232–237. https://doi.org/10.61389/rjdsj.v12i20.8356