Descobrindo o palco
Explorando a expressão corporal infantil no teatro e na dança
DOI:
https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e10048Keywords:
expressão corporal, infância, teatro educativo, educação somáticaAbstract
Este texto apresenta as atividades realizadas em salas de aula de dança, em espaços não formais, na cidade de Campo Grande/MS, nos anos de 2024 e 2025. As ações têm como foco as expressões corporais na infância em cena, e o objetivo principal é divulgar as experimentações cênicas desenvolvidas nesse contexto. As aulas buscaram aplicar as pesquisas que visam a investigação do potencial artístico em diferentes crianças, utilizando a experimentação como motor de criação. Como base metodológica, adotamos a expressão que emerge da presença, a qual, por sua vez, gera sentimento na dança, conforme os princípios de Klauss Vianna (2005) e Sônia Mota (2024). Para isso, recorremos à técnica de Klauss Vianna, embasando-nos nas obras da artista, bailarina e professora Jussara Miller (2012) (2022), bem como em textos acadêmicos sobre teatro infanto-juvenil, como os de Cilene Canda (2020) e Taís Ferreira (2023). Ao longo do processo, interagimos intensamente com os aspectos de melhora da postura, expressão e presença cênica das crianças nos palcos da cidade. Este texto evidencia como as aulas estimulam a presença das crianças em cena, e este trabalho visou proporcionar um descobrimento artístico pessoal, incentivando-as a desenvolver um conhecimento de si mesmas por meio da Arte.
Downloads
References
CANDA, Cilene Nascimento. Ensino de teatro: fundamentos e didática. Salvador: UFBA, 2020.
FERREIRA, Taís. Teatro para crianças: encenações e estéticas. Salvador: UFBA, 2023.
MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. 4. ed. São Paulo: Summus, 2022.
MOTA, Sônia. Arte da presença: presença na arte. São Paulo: Da Autora, 2024.
VIANNA, Klauss. A dança. 8. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i9piii-iv
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Rafael Kauã Santos Fernandes, Fernandes Ferreira de Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.