Letramento literário no Amazonas
Uma metodologia para conscientização cultural e ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e9080Keywords:
Cultura ribeirinha, Letramento literário, Ensino fundamentalAbstract
As comunidades ribeirinhas são uma realidade na região amazônica. Suas vivências baseadas no uso e na conservação de recursos naturais nos mostra a importância da preservação do meio ambiente nessa região. Assim, com base nessa realidade, e a partir do método de letramento literário proposto por Rildo Cosson (2018), juntamente com a obra Apenas uma canoa nas noites de verão, da escritora Leila Plácido (2022), foi desenvolvida uma atividade de extensão numa Escola Municipal em Itacoatiara/AM, com os alunos do Ensino Fundamental. O projeto POLEN realizou atividades de letramento literário com o objetivo de promover a leitura e a consciência ambiental por meio da Literatura. Participaram do projeto de extensão alunos do curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET - UFAM). Após a realização da atividade, foi possível constatar que o letramento literário permitiu incorporar a literatura às práticas diárias de ensino, contribuindo para uma abordagem transversal de saberes.
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