Letramento literário no Amazonas

Uma metodologia para conscientização cultural e ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e9080

Palabras clave:

Cultura ribeirinha, Letramento literário, Ensino fundamental

Resumen

As comunidades ribeirinhas são uma realidade na região amazônica. Suas vivências baseadas no uso e na conservação de recursos naturais nos mostra a importância da preservação do meio ambiente nessa região. Assim, com base nessa realidade, e a partir do método de letramento literário proposto por Rildo Cosson (2018), juntamente com a obra Apenas uma canoa nas noites de verão, da escritora Leila Plácido (2022), foi desenvolvida uma atividade de extensão numa Escola Municipal em Itacoatiara/AM, com os alunos do Ensino Fundamental. O projeto POLEN realizou atividades de letramento literário com o objetivo de promover a leitura e a consciência ambiental por meio da Literatura. Participaram do projeto de extensão alunos do curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET - UFAM). Após a realização da atividade, foi possível constatar que o letramento literário permitiu incorporar a literatura às práticas diárias de ensino, contribuindo para uma abordagem transversal de saberes.

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Biografía del autor/a

Ivan Kevin da Silva Barrozo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduando do Curso de Pedagogia no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Jhonny Viana da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduando do 6º período de Pedagogia no instituto de ciências exatas e tecnologia-Icet /UFAM.

Flávia Fernanda Santos Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, Campus Icet/Itacoatiara. Doutora em Educação pelo programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Pertenceu a linha de pesquisa: Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais na UFMG. Pertenceu a linha de pesquisa: Educação ,Política e Praxis Educativas na UFRN. Atualmente é Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED) da UFAM. Atua pesquisando nas seguintes áreas: Políticas Educacionais, Gestão, Sociologia da Educação, Ensino Fundamental, Infraestrutura escolar e Avaliação externa. Coordena projetos e tem interesse em demais áreas : Educação Étnico Racial, Educação Patrimonial e Feminismo.

Jandir Silva dos Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Amazonas, e graduado em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela mesma instituição.

Citas

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Publicado

2025-11-05

Cómo citar

Barrozo, I. K. da S., Silva, J. V. da, Silva, F. F. S., & Santos, J. S. dos. (2025). Letramento literário no Amazonas: Uma metodologia para conscientização cultural e ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental. BARBAQUÁ, 7, e9080. https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e9080