Gestão educacional em foco
Articulações entre o âmbito escolar e a universidade
DOI:
https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e10047Palabras clave:
gestão educacional, asessoramento pedagógico, formação de professores, currículo, educação infantilResumen
O artigo em tela objetiva discutir o projeto de extensão “Gestão Educacional em foco: articulações entre o âmbito escolar e a Universidade”, desenvolvido no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Maracaju, sob o Edital Nº 001/2024 – DEX/PROEC/ UEMS, no período de 04/04/2024 a 04/04/2026, ainda em andamento. O referido projeto visou promover a aproximação entre universidade e Educação Básica para avanço na qualidade de atendimento da Educação Infantil, por meio de assessoria pedagógica aos profissionais atuantes na Gestão da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Maracaju e encontros formativos junto aos acadêmicos da 2ª série do curso de Pedagogia, na disciplina de Princípios e Fundamentos da Gestão Educacional. Teve, assim, como público-alvo os diretores, gestores e pedagogos atuantes no contexto da Educação Infantil do referido município (40). O percurso metodológico consistiu em análises do referido projeto de extensão, relatório referente aos resultados parciais e avaliações processuais que são realizadas periodicamente no desenvolvimento do projeto, bem como atas de reuniões e encontros e registros fotográficos. Os resultados parciais indicam que o projeto de extensão atendeu às expectativas de assessoramento quanto ao desenvolvimento da documentação que perpassa o atendimento da Educação Infantil, dando concretude ao Referencial Curricular para a Educação Infantil (2024). Para além disso, houve avanço no que se refere ao desenvolvimento dos Instrumentos Avaliativos numa perspectiva crítica e nos estudos sistemáticos sobre os documentos normativos (leis, planos, diretrizes e pareceres), bem como o estudo de teoria sobre o atendimento à infância, principalmente no que se refere à Pedagogia Histórico Crítica. A proposta para o ano de 2025 é o desenvolvimento de cronograma de formação continuada para a implementação do Referencial Curricular e aprimoramento de instrumentos avaliativos. Identificou-se fragilidade conceitual sobre conceitos que perpassam o atendimento da Educação Infantil e sobre o uso de tecnologias, como o Google Drive por exemplo. Desse modo, as formações visam corrigir essas fragilidades.
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