Gestão educacional em foco
Articulações entre o âmbito escolar e a universidade
DOI:
https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e10047Palavras-chave:
gestão educacional, asessoramento pedagógico, formação de professores, currículo, educação infantilResumo
O artigo em tela objetiva discutir o projeto de extensão “Gestão Educacional em foco: articulações entre o âmbito escolar e a Universidade”, desenvolvido no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Maracaju, sob o Edital Nº 001/2024 – DEX/PROEC/ UEMS, no período de 04/04/2024 a 04/04/2026, ainda em andamento. O referido projeto visou promover a aproximação entre universidade e Educação Básica para avanço na qualidade de atendimento da Educação Infantil, por meio de assessoria pedagógica aos profissionais atuantes na Gestão da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Maracaju e encontros formativos junto aos acadêmicos da 2ª série do curso de Pedagogia, na disciplina de Princípios e Fundamentos da Gestão Educacional. Teve, assim, como público-alvo os diretores, gestores e pedagogos atuantes no contexto da Educação Infantil do referido município (40). O percurso metodológico consistiu em análises do referido projeto de extensão, relatório referente aos resultados parciais e avaliações processuais que são realizadas periodicamente no desenvolvimento do projeto, bem como atas de reuniões e encontros e registros fotográficos. Os resultados parciais indicam que o projeto de extensão atendeu às expectativas de assessoramento quanto ao desenvolvimento da documentação que perpassa o atendimento da Educação Infantil, dando concretude ao Referencial Curricular para a Educação Infantil (2024). Para além disso, houve avanço no que se refere ao desenvolvimento dos Instrumentos Avaliativos numa perspectiva crítica e nos estudos sistemáticos sobre os documentos normativos (leis, planos, diretrizes e pareceres), bem como o estudo de teoria sobre o atendimento à infância, principalmente no que se refere à Pedagogia Histórico Crítica. A proposta para o ano de 2025 é o desenvolvimento de cronograma de formação continuada para a implementação do Referencial Curricular e aprimoramento de instrumentos avaliativos. Identificou-se fragilidade conceitual sobre conceitos que perpassam o atendimento da Educação Infantil e sobre o uso de tecnologias, como o Google Drive por exemplo. Desse modo, as formações visam corrigir essas fragilidades.
Downloads
Referências
D’ÁVILA, E. C. Formação de professores e políticas neoliberais: concepções e práticas.
Revista Espaço Acadêmico, [s. l.], v. 13, n. 155, p. 11562-11570, 2013.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. de. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os impactos nas políticas de regulação e avaliação da Educação Superior. In: AGUIAR, Marcia Angela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 38-43.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. Goiânia: Alternativa, 2012
LURIA, A. R. O desenvolvimento cognitivo da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
NOGUEIRA, A. L.; BORGES, M. C. A BNCC da educação infantil: implicações na formação continuada de professores. Olhar de Professor, [s. l.], v. 26, p. 1-21, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20389. Acesso em: 25 ab. 2025. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20389.016
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001.
SAKATA, K. L. S. Os desafios do trabalho docente na etapa da Educação Infantil frente à política de alfabetização. 8. ed. Araucária: Secretaria Municipal de Educação de Araucária, 2022. v. 1. p. 01-12.
SAKATA, K. L. S. Programa gestão para aprendizagem: a atuação da Fundação Lemann nas políticas de formação em redes municipais de educação. 1. ed. Guarapuava: Apolodoro Virtual Edições, 2024. v. 1.
SAKATA, K. L. S. Instagram: Projetos. @kelly8791, 2024. Disponível em: https://www.instagram.com/stories/highlights/18058871881580034/. Acesso em: 25 abr. 2025.
SANDRI, N. Ideologia da meritocracia na educação brasileira: entre a teoria do capital humano e a responsabilização individual. Educação e Sociedade, [s. l.], v. 37, n. 135, p. 403-419, 2016.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2020.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kelly Leticia da Silva Sakata

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.