O ENSINO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
uma análise da Plataforma Redação Paraná
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9259Palavras-chave:
Educação Especial, Educação Inclusiva, Recursos Digitais, Desenho Universal para AprendizagemResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a Plataforma Redação Paraná, recurso de uso obrigatório para o ensino de produção de textos nas escolas da rede pública estadual do Paraná, tendo como enfoque a aplicabilidade a estudantes da educação especial que frequentam as classes regulares. Partindo dos pressupostos legais do Plano Nacional de Educação, pela universalização da aprendizagem, e do Decreto do Conselho Estadual de Educação do Paraná, que orienta para o atendimento educacional especializado, e pedagógicos, pela abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem, buscou-se analisar a acessibilidade do recurso, analisando suas formas de engajamento aos estudos, representação do conhecimento e representação da aprendizagem. Como resultados, verifica-se que a plataforma atende alunos regulares, porém não possibilita recursos ou atende especificidades presentes para o ensino e a aprendizagem de alunos atendidos pela educação especial. São apresentadas sugestões que poderiam ser adaptadas à plataforma, possibilitando mais autonomia aos estudantes, em atendimento a suas peculiaridades.
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