O ENSINO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

uma análise da Plataforma Redação Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9259

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Recursos Digitais, Desenho Universal para Aprendizagem

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a Plataforma Redação Paraná, recurso de uso obrigatório para o ensino de produção de textos nas escolas da rede pública estadual do Paraná, tendo como enfoque a aplicabilidade a estudantes da educação especial que frequentam as classes regulares. Partindo dos pressupostos legais do Plano Nacional de Educação, pela universalização da aprendizagem, e do Decreto do Conselho Estadual de Educação do Paraná, que orienta para o atendimento educacional especializado, e pedagógicos, pela abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem, buscou-se analisar a acessibilidade do recurso, analisando suas formas de engajamento aos estudos, representação do conhecimento e representação da aprendizagem. Como resultados, verifica-se que a plataforma atende alunos regulares, porém não possibilita recursos ou atende especificidades presentes para o ensino e a aprendizagem de alunos atendidos pela educação especial. São apresentadas sugestões que poderiam ser adaptadas à plataforma, possibilitando mais autonomia aos estudantes, em atendimento a suas peculiaridades.

Biografia do Autor

Valdenise Batista Bueno, Secretaria Estadual de Educação do Paraná/ Professora

Mestre em Educação Inclusiva pelo PROFEI (2022). Graduação em Letras/Inglês e respectivas literaturas, pela Faculdade de Telêmaco Borba (2004) e Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011). Pós-graduação em Educação Especial pela Facinter (2006) e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2017). 

Jaqueline de Morais Costa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR

Doutora em Ensino de Ciências e Tecnologia pela UTFPR. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento de Ensino. Professora da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná. Participante como pesquisadora nos seguintes grupos: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS- DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE- GEPEDIDO; GENTES - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA SOCIAL E FORMAÇÃO DE EDUCADORES.

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Publicado

2025-10-21

Como Citar

Bueno, V. B., & Costa, J. de M. (2025). O ENSINO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma análise da Plataforma Redação Paraná. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(19), 88–107. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9259