RECURSO DIDÁTICO ADAPTADO DIRECIONADO À INCLUSÃO DE ALUNO COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DO DUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9325

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Infantil, Recursos Pedagógicos, TEA, DUA

Resumo

Este trabalho tem como tema central a organização do trabalho pedagógico na creche direcionado à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), perpassando o DUA como norteador da prática pedagógica. A questão norteadora é: De que maneira o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode contribuir na análise e (re)organização do trabalho pedagógico na creche (de 0 a 3 anos) direcionado a alunos com TEA? Tem-se como objetivo geral: analisar o planejamento do trabalho pedagógico inclusivo em relação aos alunos com TEA de uma creche (de 0 a 3 anos) em uma escola municipal de Ariquemes-RO à luz dos princípios do DUA. Quanto ao método adota-se a pesquisa de levantamento complementada pela análise documental, na qual utilizamos os seguintes instrumentos para coleta de dados: questionário estruturado, observação em sala de aula, análise do Projeto Pedagógico da Escola, plano de aula da professora relacionado ao planejamento de atividades que se referem ao processo de inclusão do aluno com TEA. Para interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, que permitiu a organização dos dados em quatro categorias: a) análise do PP da escola; b) perfil da participante e do aluno com TEA; c) análise dos planos de aula e observação; d) reorganização do ensino e elaboração de recurso didático a partir do DUA. Dentre os principais resultados e discussão, observamos as dificuldades de uma docente quanto ao processo de inclusão do aluno com TEA em sala de aula, somado a carência de planejar e realizar práticas pedagógicas inclusivas. Partindo disso, identifica-se que a abordagem do DUA possibilitou reorganizar a proposta de ensino da docente, somado ao uso de um recurso didático adaptado visando ampliar as possibilidades de acesso ao conteúdo, ação e expressão da aprendizagem, bem como, de formas diversas de participação e engajamento durante as atividades. Percebe-se que os princípios do DUA auxiliam o professor a desenvolver um planejamento pautado nas necessidades de aprendizagem direcionado ao aluno com TEA, oferecendo estratégias pedagógicas inclusivas ao utilizar recursos didáticos que favorecem o acesso e desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Leonice Serafim Barbosa, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Licenciada em Pedagogia pelo Departamento de Ciências da Educação (DACED), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, Brasil. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura (PIBEC) junto ao Projeto de Extensão “Elaboração de atividades pedagógicas e recursos didáticos adaptados a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)”. 

Jacqueline Prais Lidiane de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação. Professora pelo Departamento de Humanidades, Letras e Artes (DAHLA) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Medianeira, Brasil. Coordenadora responsável pelo Projeto de Extensão “Elaboração de atividades pedagógicas e recursos didáticos adaptados a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)” e orientadora de bolsista no PIBEC.

Wendell Fiori de Faria, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Educação. Professor no curso de Pedagogia pelo Departamento de Ciências da Educação (DACED/ARQ), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, Brasil. Coordenador do Projeto de Extensão “Elaboração de atividades pedagógicas e recursos didáticos adaptados a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)” e coorientador de bolsista no PIBEC.

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Publicado

2025-10-21

Como Citar

Barbosa, L. S., Souza, J. P. L. de, & Faria, W. F. de. (2025). RECURSO DIDÁTICO ADAPTADO DIRECIONADO À INCLUSÃO DE ALUNO COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DO DUA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(19), 44–65. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9325