RECURSO DIDÁTICO ADAPTADO DIRECIONADO À INCLUSÃO DE ALUNO COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DO DUA
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9325Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Educação Infantil, Recursos Pedagógicos, TEA, DUAResumo
Este trabalho tem como tema central a organização do trabalho pedagógico na creche direcionado à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), perpassando o DUA como norteador da prática pedagógica. A questão norteadora é: De que maneira o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode contribuir na análise e (re)organização do trabalho pedagógico na creche (de 0 a 3 anos) direcionado a alunos com TEA? Tem-se como objetivo geral: analisar o planejamento do trabalho pedagógico inclusivo em relação aos alunos com TEA de uma creche (de 0 a 3 anos) em uma escola municipal de Ariquemes-RO à luz dos princípios do DUA. Quanto ao método adota-se a pesquisa de levantamento complementada pela análise documental, na qual utilizamos os seguintes instrumentos para coleta de dados: questionário estruturado, observação em sala de aula, análise do Projeto Pedagógico da Escola, plano de aula da professora relacionado ao planejamento de atividades que se referem ao processo de inclusão do aluno com TEA. Para interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, que permitiu a organização dos dados em quatro categorias: a) análise do PP da escola; b) perfil da participante e do aluno com TEA; c) análise dos planos de aula e observação; d) reorganização do ensino e elaboração de recurso didático a partir do DUA. Dentre os principais resultados e discussão, observamos as dificuldades de uma docente quanto ao processo de inclusão do aluno com TEA em sala de aula, somado a carência de planejar e realizar práticas pedagógicas inclusivas. Partindo disso, identifica-se que a abordagem do DUA possibilitou reorganizar a proposta de ensino da docente, somado ao uso de um recurso didático adaptado visando ampliar as possibilidades de acesso ao conteúdo, ação e expressão da aprendizagem, bem como, de formas diversas de participação e engajamento durante as atividades. Percebe-se que os princípios do DUA auxiliam o professor a desenvolver um planejamento pautado nas necessidades de aprendizagem direcionado ao aluno com TEA, oferecendo estratégias pedagógicas inclusivas ao utilizar recursos didáticos que favorecem o acesso e desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
Referências
ARIQUEMES. Projeto Pedagógico da escola participante. Rondônia, 2022.
ASSIS, Soraima Luzia de. A importância da escola e da família na inclusão da criança com transtorno do espectro autista (TEA). Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia), pelo Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), 2022. Disponível em: < https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8086>. Acesso em: 10 jan. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 15 jan. 2025.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br Acesso em: 15 jan. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
GÓES, Anderson; Teixeira Roges, COSTA, Priscila; Alves Kabbaz, GÓES, Heliza Colaço. Desenho Universal para Aprendizagem: A Transformação Necessária e Urgente na Educação. In: GÓES, Anderson Roges Teixeira, COSTA,Priscila Kabbaz Alves, GÓES, Heliza Colaço. Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem: Fundamentos, Práticas e Propostas para Educação Inclusiva. v. 2.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2003.
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: prática de fichamentos, resumos, resenhas. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
OLIVEIRA, Francisco Lindoval. Autismo e inclusão escolar: os desafios da inclusão do aluno autista. Revista Educação Pública, v. 20, nº 34, 8 de setembro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/34/joseph-autismoe-inclusao-escolar-os-desafios-da-inclusao-do-aluno-autista. Acesso em: 15 jan. 2025.
SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; VITALIANO, Célia Regina. Desenho Universal para aprendizagem (DUA): Uma abordagem curricular inclusiva. São Carlos: De Castro, 2022.
SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; VITALIANO, Celia Regina. Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): contribuições para um currículo inclusivo. In: SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; VITALIANO, Celia Regina. Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): uma abordagem curricular inclusiva. São Carlos: De Castro, 2022. (p. 13-27)
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. rev.e atual. São Paulo: Cortez 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
