35 ANOS DA INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR RESEARCH ON TEXTBOOKS AND EDUCATIONAL MEDIA (IARTEM)
Dossiê Materiais Didáticos, Textos Escolares, Diversidades & Inclusão
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9943Keywords:
IARTEM, Diversidade e Inclusão, Livros e materiais didáticos, Mídias educacionaisAbstract
O artigo apresenta a Associação Internacional de Pesquisa em Livros Didáticos e Mídias Educacionais (International Association for Research on Textbooks and Educational Media – IARTEM), que completará 35 anos de existência em 2026. Apresenta, também, os artigos avaliados e aprovados para o Dossiê “Materiais Didáticos, Textos Escolares, Diversidades & Inclusão”, organizado por Giovani José da Silva (Brasil), María Montserrat Castro Rodríguez (Galícia/ Espanha) e Maria Filomia (Itália), que fazem parte do Grupo de Trabalho Diversidade – Inclusão IARTEM. As mudanças sociais que hoje em dia ocorrem levam a situações paradoxais na mesma realidade. Por um lado, a globalização ameaça as próprias culturas e, especialmente, as minoritárias, a serem substituídas por correntes hegemônicas e homogeneizadoras. Por outro, os movimentos migratórios atuais mobilizam milhões de pessoas, cujas origens culturais, sociais e étnicas são muito variadas, uma vez que mesmo grupos sociais e culturais com pouca tradição migratória têm sido incorporados a esse processo. Nesse contexto, as comunidades mostram-se cada vez mais multiculturais/ pluriculturais, em que famílias híbridas ou mistas tornam-se mais frequentes. Toda essa situação gera novas realidades sociais que têm um impacto direto em todos os elementos dos processos de ensino e aprendizagem. No âmbito das discussões sobre diversidades e inclusão, as análises em torno de materiais didáticos e textos escolares têm obtido centralidade em escala mundial. Nesse sentido, a inclusão educacional e social é entendida como um direito inerente à condição humana, que implica a participação e a colaboração de todos os indivíduos em um projeto coletivo, independentemente de circunstâncias pessoais.
References
CASTRO-RODRÍGUEZ, M. M. 25 years of research and reflection on the relation between didactic materials and attention to diversity. In: RODRÍGUEZ, J. R.; GARCIA, T. B.; BRUILLARD, E. (Eds.). 25 years developing textbook and educational media research. Santiago de Compostela: Andavira, 2019. p. 133-145.
GARCIA, T. M. F. B. PICANÇO, D. C. de L.; BUFREM, L. S.; RODRÍGUEZ, J. R.; KNUDSEN, S. V. (orgs.). Desafios para a superação das desigualdades sociais: o papel dos manuais didáticos e das mídias educativas. Curitiba: IARTEM/ NPPD/ UFPR, 2013.
RABITTI, A.; POSSENTINI, S. M. L. Martino ha le ruote. Reggio Emilia: Corsiero, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
