COORDENADOR PEDAGÓGICO: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS

Auteurs

Mots-clés :

Políticas públicas, Qualidade no ensino, Atribuições pedagógicas.

Résumé

Esta pesquisa se insere no âmbito da Pesquisa do Mestrado Profissional em Educação – área de concentração: Formação de Educadores. Tem como objetivo investigar e analisar as ações da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS no que se referem à formação continuada dos coordenadores pedagógicos para o exercício de suas atribuições, dentre as quais atuarem como formadores de professores.

Biographies des auteurs

  • Lenine Ferreira da Silva, SEMED
    Professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, tendo defendido sua dissertação no ano de 2016. Graduada em Normal Superior pela mesma Universidade no ano de 2006, com curso de pós-graduação ?Lato Sensu em Leitura e Escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Ênfase na alfabetização, ministrado pelo Instituto de Ensino Superior da Funlec -IESF, no ano de 2010 e também em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Supervisão e Orientação Educacional), ministrado em convênio entre as instituições Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim e Libera Limes Instituto de Qualificação Profissional, no ano de 2011.
  • Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante, UEMS
    Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). Doutora (2008) e mestre (1999) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Possui graduação em Pedagogia (1989) e Especialização em História da América Latina (1994), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Atualmente é professora Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS atuando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Curso Mestrado Profissional em Educação. Tem experiência em gestão educacional e formação de professores. Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase em Política educacional, Planejamento e Gestão da Educação Básica, formação de professores, especialmente para a educação das relações étnico - raciais. Atua principalmente nos temas: Gestão, Política Pública e Planejamento Educacional e formação de professores para a as relações étnico-raciais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Planejamento Educacional,História e Formação de Professores para a educação das Relações Étnico-Raciais, GEPPEHER/UEMS. Presidenta do Grupo TEZ - Trabalho, Estudos Zumbi. Ganhadora estadual do Prêmio Betinho - Atitude Cidadã do ano de 2012; Prêmio Medalha Zumbi dos Palmares no ano de 2013; Comenda do Mérito Legislativo pela Câmara Municipal de Campo Grande, 2018; Homenagem Aleixo Paraguassu pela Subsecretaria de Direitos Humanaos - SEGOV Campo Grande, 2018;Premio Direitos Humanos 2019, SEDHU SEGOV Campo Grande, MS.

Téléchargements

Publiée

2021-06-02

Numéro

Rubrique

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)

Comment citer

COORDENADOR PEDAGÓGICO: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS. (2021). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). https://periodicosonline.uems.br/educacaoculturalinguagem/article/view/6274