ANÁLISE DA COMPETÊNCIA LEITORA NOS ALUNOS DO ENSINO PRIMÁRIO DO BAIRRO CENTRO EMISSORA - DUNDO/ANGOLA

Autores

Palavras-chave:

Competência Leitora, Ensino Primário, Leitura, Centro Emissora, Educação, Angola

Resumo

Refletir sobre a competência leitora implica reconhecer que a leitura é um ato político e social. O acesso à leitura é também um acesso à cidadania, à participação crítica na sociedade e à valorização da cultura local. Em comunidades como Centro Emissora, promover o letramento exige uma abordagem inclusiva, crítica e contextualizada, que vá além da simples técnica de decodificação de palavras. A análise demonstra que os alunos do ensino primário do bairro Centro Emissora enfrentam graves desafios para alcançar um nível adequado de competência leitora. A fluência, a compreensão e a inferência textual estão comprometidas por fatores estruturais, pedagógicos e sociais.

Biografia do Autor

Gabriel Curissuta, Escola pedagógica de Dundo

Graduado em Ciências da Educação, especialidade Ensino da Língua portuguesa, na Escola Pedagógica do Dundo, Universidade Lweji A'Nkonde quinta região académica de Angola. Membro co-fundador da Associação Artística Akwenze Kanhamenu e da Biblioteca Comunitária Akwenze Kanhamenu. gmcurissuta11@gmail.com; https://orcid.org/0009-0003-1055-1797

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 1995.

AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BASTOS, Glória. Literatura infantil e juvenil. Lisboa: Universidade Aberta, 1999.

COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research methods in education. 7th ed. London: Routledge, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

KLEIMAN, Ângela. Letramento e prática social: concepções e práticas de leitura e escrita. São Paulo: Contexto, 2008.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. São Paulo: Pontes, 1993.

OLIVEIRA, Ana Amélia. Leitura, literatura infantil e doutrinação da criança. Cuiabá: Entrelinhas, 2005.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.

SILVA, Paula Alexandra. Influência da literatura infantil na motivação para a leitura. 2012. Dissertação (Mestrado em Didática da Língua Portuguesa) – Escola Superior de Educação, Coimbra, 2012.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SILVA, Paula Alexandra. Segredos e enredos: da palavra à ficção – a importância da literatura infantil no desenvolvimento da imaginação da criança. Coimbra: Instituto Superior de Ciências Educativas, 2012.

SIM-SIM, Inês. Ler e ensinar a ler. Porto: Edições Asa, 2006.

SIM-SIM, Inês; NUNES, Cristina. Linguagem e comunicação no jardim de infância: textos de apoio para educadores de infância. Lisboa: Ministério da Educação – Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008.

VIEIRA, Lúcia Azevedo. Formação do leitor: a família em questão. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR. Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2004. p. 2–40.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2. ed. rev. e ampl. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2013.

Downloads

Publicado

25-12-2025

Como Citar

Curissuta, G. (2025). ANÁLISE DA COMPETÊNCIA LEITORA NOS ALUNOS DO ENSINO PRIMÁRIO DO BAIRRO CENTRO EMISSORA - DUNDO/ANGOLA. DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS & CIDADANIA, 9(2), 249–259. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/fronteiracidadania/article/view/9809