CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ENVELHECER

AÇÕES EDUCATIVAS NA JUVENTUDE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/dfc.v9i1.9638

Keywords:

Envelhecimento, Educação, Conscientização, Jovem

Abstract

A conscientização envolve a apropriação de informações de forma crítica, permitindo a análise pré-concebidas sobre um fenômeno e suas nuances, como o envelhecimento. Dado a potencialidade da conscientização de indivíduos acerca do processo de envelhecer, o presente estudo objetivou discutir elementos que podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem de jovens ao se da conscientização sobre o envelhecimento humano. Consistiu em um estudo descritivo, transversal e qualitativo, estruturado enquanto uma revisão de literatura narrativa. Os materiais foram captados em plataformas de buscas Google Acadêmico e SciElo, utilizando os descritores “envelhecimento”, “conscientização”, “aprendizagem” e “jovens” separadamente e em diferentes combinações. Com os achados na literatura, notou-se que a conscientização de jovens acerca do envelhecimento pode ser uma estratégia de enfrentamento de questões como o idadismo ao romper concepções negativas do envelhecer, além de promover ampliação dos saberes desse fenômeno. Salienta-se atividades lúdicas voltadas à educação conscientizadora acerca do envelhecimento como uma intervenção relevante. Concluiu-se que ações educativas direcionadas para a conscientização de jovens sobre o envelhecimento são promissoras e que pode proporcionar benefícios tanto aos jovens, quanto na convivência intergeracional com pessoas idosas.

Author Biographies

Amanda Azevedo de Carvalho, Universidade São Judas Tadeu

Bióloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do curso de Psicologia na Faculdade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Daiane Fuga da Silva, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestra em Ciências do Envelhecimento. Docente e Supervisora de estágio clínico da Universidade São Judas Tadeu, SP, Brasil.

Fabiane Almeida, Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE.

Mestranda em Ciências em Emoções pelo Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE, Lisboa, Portugal.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

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Published

2025-07-21

How to Cite

Carvalho, A. A. de, Ogassavara, D., Ferreira-Costa, J., da Silva-Ferreira, T., Silva, D. F. da, Almeida, F., & Montiel, J. M. (2025). CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ENVELHECER: AÇÕES EDUCATIVAS NA JUVENTUDE. DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS & CIDADANIA, 9(1), 22–34. https://doi.org/10.61389/dfc.v9i1.9638