CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ENVELHECER
AÇÕES EDUCATIVAS NA JUVENTUDE
DOI :
https://doi.org/10.61389/dfc.v9i1.9638Mots-clés :
Envelhecimento, Educação, Conscientização, JovemRésumé
A conscientização envolve a apropriação de informações de forma crítica, permitindo a análise pré-concebidas sobre um fenômeno e suas nuances, como o envelhecimento. Dado a potencialidade da conscientização de indivíduos acerca do processo de envelhecer, o presente estudo objetivou discutir elementos que podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem de jovens ao se da conscientização sobre o envelhecimento humano. Consistiu em um estudo descritivo, transversal e qualitativo, estruturado enquanto uma revisão de literatura narrativa. Os materiais foram captados em plataformas de buscas Google Acadêmico e SciElo, utilizando os descritores “envelhecimento”, “conscientização”, “aprendizagem” e “jovens” separadamente e em diferentes combinações. Com os achados na literatura, notou-se que a conscientização de jovens acerca do envelhecimento pode ser uma estratégia de enfrentamento de questões como o idadismo ao romper concepções negativas do envelhecer, além de promover ampliação dos saberes desse fenômeno. Salienta-se atividades lúdicas voltadas à educação conscientizadora acerca do envelhecimento como uma intervenção relevante. Concluiu-se que ações educativas direcionadas para a conscientização de jovens sobre o envelhecimento são promissoras e que pode proporcionar benefícios tanto aos jovens, quanto na convivência intergeracional com pessoas idosas.
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