CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ENVELHECER

AÇÕES EDUCATIVAS NA JUVENTUDE

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61389/dfc.v9i1.9638

Mots-clés :

Envelhecimento, Educação, Conscientização, Jovem

Résumé

A conscientização envolve a apropriação de informações de forma crítica, permitindo a análise pré-concebidas sobre um fenômeno e suas nuances, como o envelhecimento. Dado a potencialidade da conscientização de indivíduos acerca do processo de envelhecer, o presente estudo objetivou discutir elementos que podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem de jovens ao se da conscientização sobre o envelhecimento humano. Consistiu em um estudo descritivo, transversal e qualitativo, estruturado enquanto uma revisão de literatura narrativa. Os materiais foram captados em plataformas de buscas Google Acadêmico e SciElo, utilizando os descritores “envelhecimento”, “conscientização”, “aprendizagem” e “jovens” separadamente e em diferentes combinações. Com os achados na literatura, notou-se que a conscientização de jovens acerca do envelhecimento pode ser uma estratégia de enfrentamento de questões como o idadismo ao romper concepções negativas do envelhecer, além de promover ampliação dos saberes desse fenômeno. Salienta-se atividades lúdicas voltadas à educação conscientizadora acerca do envelhecimento como uma intervenção relevante. Concluiu-se que ações educativas direcionadas para a conscientização de jovens sobre o envelhecimento são promissoras e que pode proporcionar benefícios tanto aos jovens, quanto na convivência intergeracional com pessoas idosas.

Bibliographies de l'auteur

Amanda Azevedo de Carvalho, Universidade São Judas Tadeu

Bióloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do curso de Psicologia na Faculdade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Daiane Fuga da Silva, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestra em Ciências do Envelhecimento. Docente e Supervisora de estágio clínico da Universidade São Judas Tadeu, SP, Brasil.

Fabiane Almeida, Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE.

Mestranda em Ciências em Emoções pelo Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE, Lisboa, Portugal.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

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Publiée

2025-07-21

Comment citer

Carvalho, A. A. de, Ogassavara, D., Ferreira-Costa, J., da Silva-Ferreira, T., Silva, D. F. da, Almeida, F., & Montiel, J. M. (2025). CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ENVELHECER: AÇÕES EDUCATIVAS NA JUVENTUDE. DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS & CIDADANIA, 9(1), 22–34. https://doi.org/10.61389/dfc.v9i1.9638