IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR − ENSINO FUNDAMENTAL

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Autores

  • Kleiton Ramires Pires Bezerra
  • Walter Guedes Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Cartografia, Currículo, Anos iniciais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar se o conteúdo “alfabetização cartográfica”, que está presente nos atuais Parâmetros Curriculares Nacionais na disciplina de Geografia, no Ensino Fundamental dos anos iniciais, necessita permanecer nessa etapa de estudos como componente curricular na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Além disso, o presente estudo pretende contribuir na divulgação das pesquisas sobre essa temática; auxiliar na produção de novos trabalhos da área e na formulação de estratégias de intervenção para a modificação das problemáticas sobre o assunto. Para isso, realizou-se revisão bibliográfica, com fundamento no método-teórico do materialismo histórico. Conclui-se que existe a necessidade de permanência da alfabetização cartográfica na vindoura BNCC. E, pode-se afirmar que seu ensino deve começar já nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o qual servirá à aprendizagem de diversas habilidades.

Biografia do Autor

Walter Guedes Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor Adjunto Nível IV e Coordenador do Curso de Geografia-Licenciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul da Unidade Universitária de Campo Grande. É coordenador do subprojeto de Geografia da UEMS/CG do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, desenvolvimento sustentável, planejamento e gestão do território e ensino de Geografia.

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Publicado

2016-09-28

Como Citar

Ramires Pires Bezerra, K., & Silva, W. G. (2016). IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR − ENSINO FUNDAMENTAL. GEOFRONTER, 2(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/1227

Edição

Seção

Artigos