OS APORTES E FINANCIAMENTOS DO BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES) E OUTRAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DIRECIONADOS AO SETOR SUCROENERGÉTICO

Visualizações: 638

Autores

  • Roberta Oliveira da Fonseca Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente-SP

Palavras-chave:

setor sucroenergético, crise financeira, financiamento público.

Resumo

O presente texto analisa a conjuntura dos financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) direcionados ao setor sucroenergético. Examinam-se as operações diretas e indiretas não automáticas concedidas, e a alocação por Estados e regiões do país. O objetivo é compreender como os recursos disponibilizados contribuíram para a expansão de empreendimentos sucroenergéticos no território brasileiro em período recente, avaliando sua interferência na regionalização da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. O período em estudo compreende o ano de 2002 e estende-se até meados do ano de 2015. Os procedimentos metodológicos adotados se basearam em revisão bibliográfica e no, levantamento, organização e análise de dados de fonte secundária. 

Biografia do Autor

Roberta Oliveira da Fonseca, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente-SP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP - Câmpus de Presidente Prudente - SP

Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Relatório Anual 2011, Rio de Janeiro, 2011.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Relatório Anual 2010, Rio de Janeiro, 2010.

BARRETO, M. J. Territorialização das agroindústrias canavieiras no Pontal do Paranapanema e os desdobramentos para o trabalho. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista- UNESP, 2012, 244f.

BRAY, S. C.; FERREIRA, E. R.; RUAS, D.G.G. As políticas da agroindústria canavieira e o Proálcool no Brasil. Marília: UNESP Marília Publicações, 2000, 104p.

BELIK, W.; VIAN, C. E. F. Desregulamentação Estatal e Novas Estratégias Competitivas da Agroindústria Canavieira em São Paulo. In: MORAIS, M. A. F. D.; SHIKIDA, P. F. A (org.). A agroindústria canavieira no Brasil: evolução, desenvolvimento e desafios. São Paulo: Atlas S.A. 2002. p. 69-90.

CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

COUTO, A. C. L.; TRINTIM, J. G. O papel do BNDES no financiamento da economia brasileira. In: XXI Encontro Nacional de Economia Política, 2012, p.01-19.

GATTI, W. O envolvimento de fornecedores no desenvolvimento da tecnologia flex fuel nas montadoras brasileiras. In: Revista gestão & tecnologia, v. 11, n. 1, p. 1-18, jul. 2011.

GAZON, L.F.N. Financiamento Público ao desenvolvimento: enclave político e enclaves econômicos. In: Capitalismo globalizado e recursos territoriais, 2010, p. 71- 100.

GRANBIO. Nota Técnica. Granbio inicia produção de etanol de segunda geração, set. 2014.

HERMANN, J. O papel dos bancos públicos. Texto para Discussão, CEPAL-IPEA n. 15, 2010.

MARCOCCIA, R. A participação do etanol brasileiro em uma nova perspectiva na matriz energética mundial. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – USP, 2007, 95p.

NASSIF, L. Os cabeças de planilha: como o pensamento econômico da era FHC repetiu os equívocos de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.

OLIVEIRA, A. U. A mundialização da agricultura brasileira. In: XII Colóquio Internacional de Geocrítica, 2012, p.01-15.

PERINA, R. de A. As teorias da organização industrial e as alianças estratégicas do setor sucroalcooleiro: um estudo de caso. Economia Pesquisa: Araçatuba, v.3, n.3, p. 4º-62, 2001.

PINHEIRO, A. C.; GIAMBIASI, F. Os antecedentes macroeconômicos e a estrutura institucional da privatização no Brasil. In: CASTELAR, A. (org.) A privatização no Brasil, Rio de Janeiro: BNDES;OCDE, 2000.

RAMBO, A.G. RÜCKERT, A.A. Desenvolvimento territorial e escalas geográficas de poder e gestão - o caso da Cooperacana, Porto Xavier-RS. Geosul, Florianópolis, v. 23, n. 46, p 95-114, jul./dez. 2008.

RAMOS, P. A evolução da agroindústria canavieira e os mercados de açúcar e de álcool carburante no Brasil: a necessidade de planejamento e controle. In: XLVI Congresso de Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. Rio Branco, p. 01-18, jul. 2008.

SANDRONI, P. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Best Seller, 1999. 650p.

TORRES FILHO, E.T.T. Direcionamento do crédito: o papel dos bancos de desenvolvimento e a experiência recente do BNDES. In: PINHEIRO, A.C.; OLIVEIRA FILHO, L.C. (Orgs.). Mercado de capitais e bancos públicos: análise e experiências comparadas. RJ/SP: Contra Capa/ANBID, 2007, p. 277-304.

________. Mecanismos de direcionamento do crédito, bancos de desenvolvimento e a experiência recente do BNDES. In: FERREIRA, F.M.R.; MEIRELLES, B.B. (Orgs.). Ensaios sobre a economia financeira. Rio de Janeiro: BNDES, 2009, p. 12-56.

Downloads

Publicado

2017-09-22

Como Citar

da Fonseca, R. O. (2017). OS APORTES E FINANCIAMENTOS DO BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES) E OUTRAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DIRECIONADOS AO SETOR SUCROENERGÉTICO. GEOFRONTER, 1(3). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/1724

Edição

Seção

Artigos