ECOTURISMO, PRODUÇÃO AGRÍCOLA E AS POSSIBILIDADES DO TURISMO RURAL NO SANA (MACAÉ-RJ)
Visualizações: 646Palavras-chave:
Ecoturismo, Turismo Rural, PluriatividadeResumo
As práticas de ecoturismo e o turismo rural, quando bem articuladas podem servir como alternativa de desenvolvimento econômico e social para uma região, além de promover a conservação de seu patrimônio histórico, ambiental e cultural. O trabalho teve como recorte o distrito do Sana, no município de Macaé-RJ. O distrito foi transformado em Área de Preservação Ambiental (APA) em 2001 e por isso segue orientações da legislação ambiental a respeito do uso do solo, o que criou possibilidades para muitos, como do ramo ecoturístico, porém o mesmo não aconteceu com a produção rural, que era a característica do distrito e perdeu espaço. O objetivo do trabalho é analisar a área sob a ótica do ecoturismo e turismo rural, conciliando a preservação e produção rural. Na metodologia, foi realizado um levantamento bibliográfico, visita a campo, com entrevistas não estruturadas com dez pessoas da localidade e análise das potencialidades turísticas. A partir das pesquisas e tabulação dos dados, obteve-se resultados parciais, acreditando-se que o ecoturismo pode coexistir com o turismo rural no distrito e ser mais uma alternativa para renda no Sana.
Referências
BENEVIDES, Ireleno Porto. Para uma agenda de discussão do turismo como fator de desenvolvimento local. In: RODRIGUES, Adyr Balatreri (org.). Turismo e desenvolvimento local. São Paulo: 2ª.ed. Hucitec, 2000.
COSTA, Nadja Maria Castilho da. Ecoturismo: abordagens e perspectivas geográficas. In: Pelas Trilhas do Ecoturismo. São Carlos: RIMA, 2008.
GASPAR, Natália Morais. Relações de poder e gestão do espaço: a criação de uma área de proteção ambiental no Norte Fluminense. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia-Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tese de Doutorado em Antropologia, 2008.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. SIDRA – Sistema IBGE de Recuperação Automática. Disponível em: www.ibge.gob.br Acesso em: agosto de 2019.
IRVING, Marta de Azevedo. Ecoturismo em áreas protegidas: da natureza ao fenômeno social. In: trilhas do ecoturismo, São Carlos, RIMA p.3-15, 2008.
IBGE - Censo Demográfico e Contagem da População 1922, 1950, 1991, 2000, 2010, 2014, 2016, 2017, 2018. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: dez. de 2013.
GRAZIANO da SILVA, J. O Novo Rural Brasileiro. Campinas: UNICAMP, 1999.
MACAÉ, Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Ambiente. Lei Municipal n° 2.172, de 30 de novembro de 2001. Cria a Área de Proteção Ambiental - APA do Sana. Disponível em:<http://www.macae.rj.gov.br/midia/conteudo/arquivos/1355233081.pdf>. Acesso em: 20 de Julho de 2019.
MARAFON, Glaucio José. Transformações no espaço rural fluminense: o papel da agricultura familiar e das atividades turísticas. In: MARAFON, Glaucio José; RIBEIRO, Miguel Ângelo (Orgs). Revisitando o Território Fluminense VI. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2017. 370p.
MARINHO, P. A. Unidade de conservação ambiental de uso sustentável: Apa do Sana, um instrumento de intervenção territorial tácito? Monografia em Licenciatura em Geografia. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. IFF, 2011. Instituto Federal Fluminense, Macaé. 2011.
MEDEIROS, Rosa Maria Vieira. Ruralidades: novos significados para o tradicional rural. In: Dinâmicas do espaço agrário: velhos e novos territórios: NEAG 10 anos p. 179-189, 2017
NATAL, Caroline Bezerra. O Mundo Rural na Vitrine. A Paisagem Serrana Fluminense como Objeto de Consumo Turístico. In: Revisitando o Território Fluminense II. Rio de Janeiro: Gramma. p.113-132, 2008.
NEIMAN, Zysman. Ecoturismo e Educação Ambiental em Unidades de Conservação: A Importância da Experiência Dirigida. RIMA, 2008.
PAES, Isaac Luis Lyrio. Turismo de Aventura: uma estratégia de combate à sazonalidade no município de Macaé-RJ. Graduação em Turismo. Universidade Federal Fluminense. Quissamã, 2011, 49 p.
RUA, J. Urbanidade no Rural: o devir de novas territorialidades. Campo – Território: Revista de Geografia Agrária. Uberlândia, V. I, p.82-106; fev. 2006. Disponível em: < www.campoterritorio.ig.ufu.br > acesso em: 22 de Julho de 2019.
RIBEIRO, M.A.; MARAFON, G. J. Agricultura Familiar, Pluriatividade e Turismo Rural: reflexões a partir do território fluminense. Campo – Território: revista de geografia agrária; Uberlândia, V.I, n.1, p.17-60, 2006.
SCHNEIDER, Sergio. A Pluriatividade na Agricultura Familiar. Porto Alegre: UFRGS, 2003.