O COMÉRCIO EM SUPERMERCADOS DE REDES E SUA LÓGICA ESPACIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CIDADE DE MONTES CLAROS – MG
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https://doi.org/10.61389/geofronter.v7.6223Palavras-chave:
Espaço Urbano. Supermercados. Redes. Localização.Resumo
Na região Norte de Minas Gerais, a cidade de Montes Claros apresenta uma dinâmica espacial advinda de atividades comerciais, a exemplo da categoria de supermercados. Neste artigo, objetivou-se identificaras redes supermercadistas presentes na área urbana de Montes Claros, o quantitativo dos supermercados e os possíveis fatores que motivaram a sua instalação em determinadas áreas da cidade. A metodologia utilizada foi constituída por pesquisa bibliográfica, com ênfase em autores que abordam a temática do comércio supermercadista; pesquisa de dados secundários em sites de órgãos oficiais e dos supermercados que integram as redes; elaboração de mapas utilizando ferramentas do Google Earth e do ArcMap 10.6.1; e visitas a campo para registros fotográficos. Como resultado verificou-se que a maioria dos supermercados instalados em Montes Claros atua no varejo e, de modo geral, todos buscam uma localização estratégica no propósito de atrair consumidores do espaço intra e do interurbano. Além disso, alguns supermercados necessitam de áreas maiores para se instalar, como ocorre nas proximidades das rodovias que dão acesso à cidade.
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