EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CAMPO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7565

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Educação especial, Educação ambiental, Inclusão

Resumo

Este estudo relaciona a Educação Especial na perspectiva inclusiva e Educação Ambiental (EA), proposta originada de inquietações diante de experiências em aulas de geografia. Tendo em vista as práticas orientadas às pessoas com deficiência, objetivamos analisar, por meio de uma revisão de literatura, a efetivação da Educação Ambiental à luz da Educação Inclusiva, no âmbito da educação básica e da Geografia escolar. Para fundamentar nossas análises, dialogamos com Sato (2004), Dias (2004), Layrargues (2009), Sassaki (2007), Mendes (2010) Mazotta (2011), Dias (2019), Omote (2020) e outras leituras da Educação Especial e Inclusiva e da EA. Nosso caminho metodológico, a partir de uma abordagem qualitativa, iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica, a partir da qual traçamos um percurso histórico da Educação Ambiental e da Educação Inclusiva. Com a revisão sistemática, identificamos as metodologias empregadas nos estudos selecionados e pontuamos as potencialidades e os dilemas, como alicerces de reflexões que norteiam práticas educativas de uma Educação Ambiental e inclusiva, tendo em vista a realidade social brasileira da educação básica. Diante das análises, ratificamos a importância das metodologias empregadas, mas salientamos a necessidade de dar visibilidade a outros elementos como ao planejamento, às políticas públicas e à formação de professores, temáticas emergentes nas discussões que pontuamos e que podem gerar outras pesquisas.

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Publicado

2023-07-03

Como Citar

Dias, J. C. de F., Dias, W. P. da S., Soeiro, J. P. M., & Celeri, M. J. (2023). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CAMPO DA GEOGRAFIA ESCOLAR. GEOFRONTER, 9(1). https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7565

Edição

Seção

Dossiê - Meio Ambiente e Educação Ambiental