EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CAMPO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Visualizações: 238

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7565

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Educação especial, Educação ambiental, Inclusão

Resumo

Este estudo relaciona a Educação Especial na perspectiva inclusiva e Educação Ambiental (EA), proposta originada de inquietações diante de experiências em aulas de geografia. Tendo em vista as práticas orientadas às pessoas com deficiência, objetivamos analisar, por meio de uma revisão de literatura, a efetivação da Educação Ambiental à luz da Educação Inclusiva, no âmbito da educação básica e da Geografia escolar. Para fundamentar nossas análises, dialogamos com Sato (2004), Dias (2004), Layrargues (2009), Sassaki (2007), Mendes (2010) Mazotta (2011), Dias (2019), Omote (2020) e outras leituras da Educação Especial e Inclusiva e da EA. Nosso caminho metodológico, a partir de uma abordagem qualitativa, iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica, a partir da qual traçamos um percurso histórico da Educação Ambiental e da Educação Inclusiva. Com a revisão sistemática, identificamos as metodologias empregadas nos estudos selecionados e pontuamos as potencialidades e os dilemas, como alicerces de reflexões que norteiam práticas educativas de uma Educação Ambiental e inclusiva, tendo em vista a realidade social brasileira da educação básica. Diante das análises, ratificamos a importância das metodologias empregadas, mas salientamos a necessidade de dar visibilidade a outros elementos como ao planejamento, às políticas públicas e à formação de professores, temáticas emergentes nas discussões que pontuamos e que podem gerar outras pesquisas.

Referências

ARANHA, Maria Salete. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, ano XI, n. 21, março, 2001. p. 160-173. Disponível em: http://www.adion.com.br/mznews/data/paradigmas.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.

BORDALO, Carlos Alexandre Leão; LIMA, Aline; ELIZIO, Azevedo; SOUSA, Thayssa. A experiência do museu das águas da Amazônia como espaço de sensibilização e difusão da educação ambiental no ensino de geografia. In: PEREZ FILHO, Archimedes; Amorim, Raul Reis. Os desafios da geografia física na fronteira do conhecimento. Campinas: Instituto de Geociências, UNICAMP, 2017. p. 3588-3593. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/sbgfa/issue/view/75. Acesso em: 10 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2357

BORGES, Adriana Costa; OLIVEIRA, Elaine Cristina Batista Borges; PEREIRA, Ernesto Flavio Batista Borges. Reflexões sobre a inclusão, a diversidade, o currículo e a formação de professores. Anais do Congresso Multidisciplinar, Universidade Estadual de Londrina, 2013. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2013/AT01-2013/AT01-040.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 10 fev. 2023.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 12 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 12 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 12 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm. Acesso em: 12 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 10. 436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/2002/L10436.htm. Acesso em: 12 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 12 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 14.191, de 03 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm. Acesso em: 12 fev. 2023.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.

BRITO, Rayssa Maria Anselmo de; LUCENA, Ricardo de Figueiredo. Percurso histórico das pessoas com deficiência: entre paradigmas e reconfigurações. Revista Educare, João Pessoa, v. 2, n. 2, p. 269-290, jul./dez. 2018. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/PERCURSO-HIST%C3%93RICO-DA-PESSOA-COM-DEFICI%C3%8ANCIA%3A-ENTRE-Brito-Lucena/3fd5db756841a53aa334d2d8bde469415bd1598b. Acesso em: 15 set. 2020.

CUSTÓDIO, Gabriela Alexandre; NOGUEIRA, Ruth Emilia. Educação geográfica e ambiental numa perspectiva inclusiva: da sala de aula ao trabalho de campo. Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, Florianópolis, v. 1, n. 1, out. 2014. Disponível em: http://stat.entrever.incubadora.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/download/3236/3806. Acesso em: 10 out. 2020.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo, Gaia, 2004.

DIAS, Julio Cesar França. Educação ambiental nas aulas de geografia: uma proposta metodológica no Centro de Ensino Nina Rodrigues, no município de Anajatuba – MA. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica), Universidade Federal do Maranhão, UFMA, São Luís. 2019. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2750. Acesso em: 15 set. 2020.

FERNANDES, Jean Volnei. Inclusão: educação ambiental aplicada ao ensino de geografia para alunos surdos do 6ºao 9º ano do ensino fundamental. Revbea, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 373-384, 2016. Disponível em: http://revbea.emnuvens.com.br/revbea/article/view/4942. Acesso em: 10 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2274

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Revista São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 2, São Paulo, abr./jun. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9782.pdf. Acesso em: 20 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000200002

GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. Anais do Congresso de Educação Básica, Florianópolis, 2013. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2013_16.22.16.85d3681692786726aa2c7daa4389040f.pdf. Acesso em 20 set. 2020.

GATTO, Eliane. Educação ambiental e educação inclusiva: um estudo com os profissionais na escola de educação básica Jorge Lacerda. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Santa Catarina. 2013. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/Eliane-Gatto.pdf. Acesso em 20 set. 2020.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação ambiental com compromisso social: o desafio da superação das desigualdades. In: LOUREIRO, C. F.B.; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R. de S. (Orgs). Repensar a Educação ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009. p. 11-31.

MARIANO, Ari Melo; Maíra ROCHA Santos. Revisão da Literatura: apresentação de uma abordagem Integradora. XXVI Congresso Internacional – AEDEM, Reggio Calabria (Italia), setembro, 2017. ISBN: 978-84-697-5592-1. Disponível em: https://aprender.ead.unb.br/pluginfile.php/585844/mod_resource/content/1/TEMAC.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

MARQUES, Rodson de Abreu et al. Hidrogeologia, geomorfologia e educação ambiental no museu de história natural do sul do Estado do Espírito Santo – Brasil. Braz. Ap. Sci. Rev.,Curitiba, v. 4, n. 4, p. 2355-2368 jul./ago. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BASR/article/view/13382/11238. Acesso em: 10 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n4-016

MAZZOTA, Marcos José da Silveira; D’ ANTINO, Maria Eloísa Famá. Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer. Saúde Soc., v.20, n.2, São Paulo, p.377-389. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v20n2/10.pdf. Acesso em 10 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000200010

MENDES, Enicéia. Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KgF8xDrQfyy5GwyLzGhJ67m/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300002

OMOTE, Sadao. Quatro décadas de educação especial no Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Educação Especial, n. 33, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial. Acesso em: 15 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X53133

PERUSI, Maria Cristina; SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes. Educação em solos, educação ambiental inclusiva e formação continuada de professores: múltiplos aspectos do saber geográfico. Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 3, n.6, p 153 - 164, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2452. Acesso em 10 out. 2020

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

RISSO, Cristina (org.). Ensino de geografia e educação ambiental: relatos de experiências. Unesp/Ourinhos: Campos Experimental de Ourinhos, 2013.

RUAS, Túlio de Oliveira; SILVEIRA, Iara Maria Soares Costa. Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 2, p. 9003-9012, fev. 2020. ISSN 2525-8761. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/7160/6246. Acesso em: 10 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-274

SASSAKI, Romeu Kazumi. Nada sobre nós, sem nós: Da integração à inclusão – Parte 2. Revista Nacional de Reabilitação, ano X, n. 58, set./out. 2007, p.20-30. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2012/01/nada-sobre-n%C3%93s-sem-n%C3%93s2.pdf. Acesso em 10 nov. 2020.

SATO, Michèle. Educação ambiental. São Carlos: Rima Editora, 2004.

SOUZA, Lucas Henrique; PEREIRA, Alessandra Alves; GARCIA, Patricia Helena Mirandola. Cartografia Tátil: Elaboração de Material Didático para a Discussão da Questão Ambiental na Geografia. XVI Fórum ambiental, jun. 2020. ISBN - 978-65-86753-02-8. Disponível em: https://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/5530/form3094191405.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Lea. Oficinas de Ensino: o quê, porquê? Como? 4. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

Downloads

Publicado

2023-07-03

Como Citar

Dias, J. C. de F., Dias, W. P. da S., Soeiro, J. P. M., & Celeri, M. J. (2023). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CAMPO DA GEOGRAFIA ESCOLAR. GEOFRONTER, 9(1). https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7565

Edição

Seção

Dossiê - Meio Ambiente e Educação Ambiental