O COMÉRCIO EM SUPERMERCADOS DE REDES E SUA LÓGICA ESPACIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CIDADE DE MONTES CLAROS – MG

Visualizações: 391

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v7.6223

Palabras clave:

Espaço Urbano. Supermercados. Redes. Localização.

Resumen

Na região Norte de Minas Gerais, a cidade de Montes Claros apresenta uma dinâmica espacial advinda de atividades comerciais, a exemplo da categoria de supermercados. Neste artigo, objetivou-se identificaras redes supermercadistas presentes na área urbana de Montes Claros, o quantitativo dos supermercados e os possíveis fatores que motivaram a sua instalação em determinadas áreas da cidade. A metodologia utilizada foi constituída por pesquisa bibliográfica, com ênfase em autores que abordam a temática do comércio supermercadista; pesquisa de dados secundários em sites de órgãos oficiais e dos supermercados que integram as redes; elaboração de mapas utilizando ferramentas do Google Earth e do ArcMap 10.6.1; e visitas a campo para registros fotográficos. Como resultado verificou-se que a maioria dos supermercados instalados em Montes Claros atua no varejo e, de modo geral, todos buscam uma localização estratégica no propósito de atrair consumidores do espaço intra e do interurbano. Além disso, alguns supermercados necessitam de áreas maiores para se instalar, como ocorre nas proximidades das rodovias que dão acesso à cidade.

Biografía del autor/a

Laysa Camilla Brant Oliveira, UNIMONTES

Graduada em Geografia - UNIMONTES 2010, pós graduação em Geografia e Meio Ambiente - UNIMONTES 2012, Bacharel em Engenharia Civil - FUNORTE 2015, Mestre em Geografia - UNIMONTES 2021

Anete Marília Pereira, UNIMONTES

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Professora do Departamento de Geociências, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Citas

CACHINHO, Herculano; SALGUEIRO, Teresa Barata. Os sistemas comerciais Urbanos em Tempos de Turbulência: vulnerabilidades e níveis de resiliência. Revista Finisterra, Lisboa, 101, 2016, pp. 89-109. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.18055/Finis4134

https://pdfs.semanticscholar.org/e4f2/34da9397766ff08c986da8cf05ccba5968db.pdf Acesso em: 04 set. 2020.

CÂNDIDO JUNIOR, José Oswaldo, SIMONASSI, Andrei Gomes. Panorama do setor de Comércio e Serviços. Fortaleza, 2017. 92 f. Disponível em:

http://www.cndl.org.br/upload/PNDV/Panorama%20do%20Setor.pdf Acesso em: 18 jul. 2020.

CARLESSI, Roberto. Formatos que fazem a diferença. SUPERHIPER, julho, 2009 p. 24 - 32. Disponível em:

http://www.ascarassociados.com.br/artigos/img/supermeeting%20formatos%20que%20fazem%20a%20diferenca.pdf Acesso em: 04 ago.2020.

CLEPS, Geisa Daise Gumiero. Estratégias de reprodução do capital e as novas espacialidades urbanas: o comércio de auto-serviço em Uberlândia (MG). Tese (Doutorado em Organização do Espaço), 2005, 317 f. UNESP, Rio Claro, 2005. Disponível em:

https://repositorio.unesp.br/handle/11449/104335 Acesso em: 12 jul. 2020.

CLEPS, Geisa Daise Gumiero; CARVALHO, Pompeu Figueiredo de. O comércio e a reprodução do espaço urbano na cidade de Uberlândia - MG. p. 81 - 100. In: GERARDI, Lucia Helena de Oliveira; CARVALHO, Pompeu Figueiredo de Geografia Ações e Reflexões. Unesp, Rio Claro, 434 p. 2006. Disponível em:

http://www.rc.unesp.br/igce/newpos/new_geo/dowgeografia.php Acesso em: 30 agosto 2020.

CARVALHO, André Ricardo Pimenta de. A descentralização da atividade varejista na cidade de Montes Claros. 2007, 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível em:

http://livros01.livrosgratis.com.br/cp098952.pdf Acesso em: 27 jan. 2021

FARIA, Denis Roger; LOPES, Maria Rita de Castro; BASCONI, Tatiane Cristina Fernandes; GENTIL, Ronaldo Valério. As novas estratégias do pequeno capital no comércio varejista: a gênese e o desenvolvimento da rede de supermercados em Leme (SP/Brasil). Egal XII, 2009, Montevidéu - Uruguai. Disponível em:

http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Geografiasocioeconomica/Geografiaeconomica/61.pdf Acesso em: 20 set. 2020

FONSECA, Adenilson. Crescer e ajudar. Revista GÔNDOLA, ago., 2020a, p. 26 - 39. AMIS.

FONSECA, Adenilson. Mineiras continuam em ascensão. Revista GÔNDOLA, jul., 2020b, p. 52 - 80. AMIS.

GARCIA, Alcimari Silva; PEREIRA, Ana Paula Camilo. Geografia do comércio: produção do espaço urbano e dinâmica comercial na cidade de Jardim/MS. Geofronter, Campo Grande, v. 1, nº. 3, jan/jun, 2017, p. 1-15. Disponível em:

https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/1281 Acesso em: 12 ago. 2020

GERARDO SILVA. Logística e território: implicações para as políticas públicas de desenvolvimento. In: MONIÉ, Fréderic; SILVA, Gerardo, (Org). A mobilização produtiva dos territórios: instituições e logística do desenvolvimento local. Coleção Espaços e Desenvolvimento. Cap. 5. p.144, 2003.

GÔNDOLA. O Oscar dos supermercados mineiros. Revista Gôndola, Jan-Fev., 2019, p. 20 - 48, AMIS.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico. 2010. Disponível em:

https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/202#resultado. Acesso em: 11 out. 2020.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População Montes Claros – MG. 2020. Disponível em:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/montes-claros/panorama. Acesso em:

dez. 2019.

KUBOTA, Luis Claudio; ALMEIDA, Marcio Wohlers de. Comércio e serviços mercantis no Brasil: uma análise de sua evolução recente. IPEA, Brasília, 1640. Texto para discussão, 2011. Disponível em:

http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1449/1/td_1640.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.

LOPES, Michelly de Lourdes. O comércio varejista em Uberlândia (MG) e sua atuação como agende modificador do espaço urbano: as estratégias da rede Bretas de Supermercados. Uberlândia, 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia e gestão de território). Disponível em:

https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16139/1/d.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.

NUNES FILHO, Roberto. Um grupo de R$ 233,00 bilhões. SUPERHIPER, maio, 2020, p. 40 - 61. Disponível em:

http://superhiper.abras.com.br/pdf/259.pdf. Acesso em: 04 ago.2020.

PINTAUDI, Silvana Maria. A cidade e as formas do comércio. In: CARLOS, A.F.A. Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999, pp. 137-153.

PMMC. PMMC - PREFEITURA MUNICIPAL MONTES CLAROS. Regiões de Planejamento. 2016. Disponível em:

http://www.montesclaros.mg.gov.br/infraestrutura/mapas.htm. Acesso em: 05 jul. 2020.

SILVA, Carlos Henrique Costa da. As grandes superfícies comerciais: os hipermercados carrefour no Brasil. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, n° 14, p. 89 - 106, 2003. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2003.123834

http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123834. Acesso em: 04 ago. 2020.

SILVA, Ricélia Maria Marinho da. Setor terciário e informalidade: algumas especificidades da (re)produção do espaço urbano de Bayeux – PB. 2005. 210 f. Dissertação (Mestrado) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Geografia, UFRN, Natal – RN, 2005. Disponível em:

https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18973/1/RiceliaMMS.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

SILVA; Carlos Henrique Costa da. Estudos sobre o comércio e o consumo na perspectiva da geografia urbana. Geosul, Florianópolis, v. 29, n. 58, p 149-178, jul./dez. 2014. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/26590. Acesso em: 10 Abr. 2020.

SOUZA, Wilson. Rede de supermercados: vantagens e dificuldades. 05 dez. 2018. Disponível em:

https://blog.bluesoft.com.br/rede-de-supermercados-vantagens-e-dificuldades/. Acesso em: 10 ago. 2020.

TERCI, Eliana T.; GOULART, Jefferson O.; OTERO, Estevam V. Dinâmica econômica e empresariamento urbano em cidades médias sob o impacto da reestruturação produtiva. Revista Nova Economia, v.27, n.1, p.143-172, 2017. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/0103-6351/2825

https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2825/1944 Acesso em: 10 jul. 2020

VARGAS, Helianum Comin. Localização do terciário num contexto de mudança. In: VARGAS, Helianum Comin. Espaço Terciário o lugar, a arquitetura e a imagem do comércio. São Paulo, SENAC, 2001.

WILDER, Ariel. Mudanças no setor supermercadista e a formação de associações de pequenos supermercados. 2003, 189 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada), Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz, Piracicaba, 2003. Disponível em:https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-09022004-161718/publico/ariel.pdf. Acesso em: 01 set. 2020.

Publicado

2021-07-28

Cómo citar

Brant Oliveira, L. C., & Pereira, A. M. (2021). O COMÉRCIO EM SUPERMERCADOS DE REDES E SUA LÓGICA ESPACIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CIDADE DE MONTES CLAROS – MG. GEOFRONTER, 7(1). https://doi.org/10.61389/geofronter.v7.6223

Número

Sección

Artigos