Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Após 21 anos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualizou a NBR 10520, alinhando com as últimas reformulações realizadas no Comitê Brasileiro de Informação e Documentação (ABNT/CB-014), entrando em concordância com a NBR 6023 (Referências - elaboração), atualizada em 2020.

1 - NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

1 - A contribuição é deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

2 - As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

3 - Nos arquivos dos textos não devem conter informações que identifiquem seus autores, estas informações já estão postas no ato da submissão.

4 – Em arquivo separado deve ser enviado o nome completo do autor, instituição de vinculação e cargo que exerce, nível de titulação (Se mestrado e/ou doutorado), Programa e instituição que obere os títulos. ORCID iD (obrigatório a todos os autores). E-mail.

5 - A REVELL aceita apenas submissões de artigos de autores(as) mestrandos (com seus respectivos orientadores), mestres, doutorandos e doutores. 

6 - Todos os proponentes deverão especificar no item "Comentários para o editor", na primeira página de submissão, a chamada a qual submete seu texto, assim como se faz parte do dossiê ou se faz parte dos artigos de temática livre.

7- Por gentileza, encaminhem também todos os artigos para o e-mail da revista para segurança: revell@uems.br

 

2 - IDIOMAS

1 - Aceitam-se submissões de artigos em Português, Espanhol, Francês e Inglês.

 

 3 - FORMATO E NÚMERO DE PÁGINAS E FONTES.

1 – O artigo deve conter, obrigatoriamente, entre 12 e 20 páginas, contanto referências e anexos.

2 - A formatação da página deve ser a seguinte: 3 cm margem superior e esquerda e 2,5 cm margem inferior e direita.

3 - Fonte Cambria, corpo 12. O recuo de parágrafo em 1,25cm. Espaçamento Entrelinha 1,5. Espaçamento Entre Parágrafos deve ser 6pt antes e 6pt depois. Margens justificadas.

4 - Os artigos deverão ser no formato .doc ou .docx e com páginas não numeradas.

 

4 - TÍTULO e RESUMO

1 - Para trabalhos em língua portuguesa.

Título e resumo devem ser traduzidos obrigatóriamente para o inglês. O título do trabalho deve vir centralizado, somente com a primeira letra e nomes próprios em maiúsculo, corpo 14 e em negrito. O resumo deve ser formatado em fonte Cambria, tamanho 10, espaçamento simples. Os resumos devem ter no mínimo 200 palavras e no máximo 250 palavras. Abaixo dos resumos, indicam-se as palavras-chave (no máximo cinco), que devem estar separadas por ponto e vírgula (;).

2 - Para trabalhos em língua inglesa, espanhola ou francesa.

Título e resumo devem estar em inglês, português e em terceira língua (espanhol ou francês). O título do trabalho deve vir centralizado, somente com a primeira letra e nomes próprios em maiúsculo, corpo 14 e em negrito. O resumo deve ser formatado em fonte Cambria, tamanho 10, espaçamento simples. Abaixo dos resumos, indicam-se as palavras-chave (no máximo cinco), que devem estar separadas por ponto e vírgula (;).

 

5 - SESSÕES

1 - As sessões do texto devem ser enumeradas, a começar de 1 (na Introdução). E seguir sucessivamente, ficando sem numeração apenas as Referências. 

 

6 - NOTAS DE RODAPÉ

1 - As notas devem ser digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1, e não devem ser utilizadas para referência bibliográfica. As notas de rodapé devem se restringir ao mínimo necessário e indispensável.

 

7 - CITAÇÕES

1 - Empregue aspas para citações de até três linhas dentro de um parágrafo;

2 - Citações mais longas, devem ser destacadas, em parágrafo separado, com recuo 4 cm, seguidas de uma linha em branco, digitadas em Cambria, corpo 10, sem aspas e com espaçamento simples e justificada.

3 - As referências, após citação ou paráfrase, devem ser feitas no corpo do trabalho, apresentadas entre parênteses, por intermédio da data identificadora do trabalho, seguida de vírgula, espaço, da expressão p. de página, espaço, e do número da página citada. Ex.: (Bosi, 1988, p. 25-30). Não será permitido o uso de "idem", "ibidem", "op cit".

4 - De acordo com a ANBT 2023, solicitamos a todos os autores que verifiquem as seguintes normas de pulicação.

 

NAS CITAÇÕES DE PESSOAS FÍSICAS

A principal mudança é na apresentação da autoria de pessoa física entre os parênteses. Antes o sobrenome dos autores eram em letras maiúsculas e agora somente as letras iniciais serão maiúsculas.

Exemplo:

Antes: (SILVA, 2019, p. 1)

Agora: (Silva, 2019, p. 1).

 

Palavras em latim como apud e et al. devem, obrigatoriamente, estar em itálico.

Exemplo:

Antes: (FREIRE apud SIGNATARYE, 2019, p. 1)

Agora: (Freire apud Signatarye, 2019, p. 1).

 

Antes: (JOSÉ et al, 2019, p. 1)

Agora: (José et al, 2019, p. 1).

 

NAS CITAÇÕES DE PESSOAS JURÍDICAS       

O nome da pessoa jurídica ou sua sigla deve ser grafado em letras maiúsculas e minúsculas. Recomenda-se, no entanto, que as siglas sejam grafadas em letras maiúsculas.

 

Citação no texto com o sistema de chamada para pessoas jurídicas por extenso.

Exemplo:

Nome de instituições ou pessoas jurídicas:

(Organização Mundial da Saúde, 2010, p. 23).

(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010, p. 24)

 

Citação no texto com o sistema de chamada para pessoas jurídicas utilizando a sigla: (OMS, 2010, p. 23).

(IBGE, 2010, p. 24).

 

CITAÇÕES COM QUATRO OU MAIS AUTORES PODE-SE UTILIZAR A EXPRESSÃO ET AL.

Nas citações com quatro ou mais autores, pode ser usada a expressão et al. (em itálico) após o sobrenome do primeiro autor, ainda que, nas referências, constem todos os autores. Lembrando que qualquer recurso utilizado, deve ser uniformizado no documento.

Exemplo:

Maciel et al. (2019, p. 163)

ou

Maciel, Brum, Del Bianco e Costa (2019, p. 163).

 

NAS CITAÇÕES COM FONTES INFORMAIS E/OU NÃO PUBLICADAS

Informações obtidas por meio de fontes não publicadas formalmente, como palestras, discursos, comunicações, entre outros, devem ser mencionados no texto ou em nota de rodapé explicativa.

 

NAS CITAÇÕES DE PESQUISAS EM ANDAMENTO.

Pesquisas em andamento e/ou documentos gerados através delas devem ser mencionadas no texto e em nota de rodapé explicativa.

 

NAS CITAÇÕES DIRETAS

A indicação de página ou localização deve ser acrescentada se houver. Para paginação usar abreviatura p. e para localização usar a abreviação local.

Exemplo:

(Bourdieu, 2004, p. 28)

ou

(Dongo-Montoya, 2009, local. 264) ou (Brasil, 1999).

 

Para documentos não paginados e/ou documentos eletrônicos, convém indicar a localização do trecho citado como consta no documento.

Exemplo:

Leis: (Brasil, 1998, cap. V, art. 49, inc. I)

Filmes: (Cidade de Deus, 2002, 9min 41s).

E-book sem paginação: (Freire, 2000, página do PDF: 22)

Reportagem eletrônica: (Vieira, 2020, parágrafo 12).

 

PONTO FINAL NAS CITAÇÕES·       

Na norma de 2002, existia uma confusão se o ponto final encerrava a frase ou o trecho da citação, o que gerava duplicação de pontuação. Agora, a regra deixou claro que o ponto final deve ser usado para encerrar a frase e não a citação. O PONTO FINAL VEM SEMPRE APÓS A CITAÇÃO COMPLETA.

Exemplo:

ERRADOS:

“Na década de 1930, Piaget desenvolve um programa de pesquisa experimental junto aos seus três filhos [...]”. (Dongo-Montoya, 2009, p. 264)

“Na década de 1930, Piaget desenvolve um programa de pesquisa experimental junto aos seus três filhos [...]”. (Dongo-Montoya, 2009, p. 264).

Não há nada para se “ver” no sentido indicial do termo, quase nada pode ser lido como alusão a alguma coisa do chamado mundo real. As imagens são puros estímulos visuais (cor, movimento, ritmo) e mesmo quando podem ser reconhecíveis enquanto referencias miméticas, o que importa nelas é a massa, a metamorfose das cores e textura ao longo do tempo. (Machado 2000, p. 179)

Não há nada para se “ver” no sentido indicial do termo, quase nada pode ser lido como alusão a alguma coisa do chamado mundo real. As imagens são puros estímulos visuais (cor, movimento, ritmo) e mesmo quando podem ser reconhecíveis enquanto referencias miméticas, o que importa nelas é a massa, a metamorfose das cores e textura ao longo do tempo. (Machado 2000, p. 179).

 

Exemplos:

CORRETOS:

“Na década de 1930, Piaget desenvolve um programa de pesquisa experimental junto aos seus três filhos [...]” (Dongo-Montoya, 2009, p. 264).

Não há nada para se “ver” no sentido indicial do termo, quase nada pode ser lido como alusão a alguma coisa do chamado mundo real. As imagens são puros estímulos visuais (cor, movimento, ritmo) e mesmo quando podem ser reconhecíveis enquanto referencias miméticas, o que importa nelas é a massa, a metamorfose das cores e textura ao longo do tempo (Machado 2000, p. 179).

“Na década de 1930, Piaget desenvolve um programa de pesquisa experimental junto aos seus três filhos [...]” (Dongo-Montoya, 2009, p. 264). < Ponto final após autor, ano, paginação e parênteses.

Não há nada para se “ver” no sentido indicial do termo, quase nada pode ser lido como alusão a alguma coisa do chamado mundo real. As imagens são puros estímulos visuais (cor, movimento, ritmo) e mesmo quando podem ser reconhecíveis enquanto referencias miméticas, o que importa nelas é a massa, a metamorfose das cores e textura ao longo do tempo (Machado 2000, p. 179). < Ponto final após autor, ano, paginação e parênteses.

 

 

5 -  REFERÊNCIAS

As referências bibliográficas deverão ser apresentadas ao final do texto, obedecendo as normas abaixo:

1 - Livro: RODRÍGUEZ, Víctor Gabriel. O ensaio como tese: estética e narrativa na composição do texto científico. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

2 - Capítulo de livro: ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: Notas de literatura. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34, 2006.

3 - Artigo Científico: GONZÁLEZ, Elena Cristina Palmero. Literaturas Hispánicas En Canadá: Desplazamiento Cultural Y Procesos Literarios. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 22, p. 70. Belo Horizonte: POSLIT, Faculdade de Letras da UFMG  2012. Disponível: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/3849/3792 Acessado em xx/xx/xxxx.

Toda repetição de nome de autor(es) deve ser escrita por extenso. Não utilizar a "_______" para indicar repetição de nome de autor. 

 

 

6 - ANEXOS

 A inserção de anexos deverá ser feita depois das referências bibliográficas, ser precedida da palavra Anexo e incluir a permissão de autores/editores para reprodução, parcial ou integral, de textos já publicados.

 

7 - TABELAS, GRAFICOS E DESENHOS

Tabelas, gráficos, desenhos e quadros devem ser encaminhados separadamente, em versão digital.

 

8 - DIREITOS AUTORAIS

 A Revell detém os direitos autorais dos trabalhos a ela submetidos, que não devem, em hipótese alguma, ser retirados depois de iniciado o processo de avaliação.

 

NORMAS DE FORMATO PARA SUMISIÓN DE ARTÍCULOS

La contribución es debe ser original e inédita, y no estar siendo evaluada para publicación por otra revista; de lo contrario, se debe justificar en "Comentarios al editor".

Las sumisiones que no estén de acuerdo con las normas serán devueltas a los autores.

En los archivos de los textos no deben contener informaciones que identifiquen a sus autores, estas informaciones ya están puestas en el acto de la sumisión.

REVELL acepta sólo sumisiones de artículos de autores (as) estudiantes de maestría (com seus respectivos orientadores), mestres, doutorandos e doutores

Todos los proponentes deberán especificar en el ítem "Comentarios para el editor", en la primera página de sumisión, la llamada a la que somete su texto, así como se forma parte del dossier o si forma parte de los artículos de temática libre.

Pedimos, gentilmente, que todos los autores llenen todos los campos relativos a su registro en la revista, incluyendo "resumen de la biografía" (Titulación, institución, ciudad, país).

 

 

1. IDIOMAS

Los artículos deberán ser en formato .doc o .docx y con páginas no numeradas. Se aceptan artículos en portugués, español, francés e inglés, así como las producciones literarias, críticas y entrevistas que se publicarán en las sesiones específicas de revistas.

 

 2. FORMATO Y NÚMERO DE PAGINAS Y FUENTES

El formato de la página debe ser el siguiente: 3 cm de margen superior e izquierdo y 2 cm de margen inferior y derecho. Fuente Cambria, cuerpo 12, entrelínea 1,5. El texto debe tener de 12 a 20 páginas.

 

3. TITULO Y RESUMEN

Para trabajar en portugués.

El título y el resumen se deben traducir al inglés. El título del trabajo debe venir centralizado, sólo con la primera letra y nombres propios en mayúscula, cuerpo 14 y en negrita. El resumen debe ser formateado en fuente Cambria, tamaño 10, espaciado simple. Por debajo de los resúmenes, se indican las palabras clave (como máximo cinco), que deben estar separadas por punto y coma (;).

Para trabajos en lengua inglesa, española o francesa.

Título y el resumen deben estar en inglés, el idioma portugués y tercero (español o francés). El título del trabajo debe venir centralizado, sólo con la primera letra y nombres propios en mayúscula, cuerpo 14 y en negrita. El resumen debe ser formateado en fuente Cambria, tamaño 10, espaciado simple. Por debajo de los resúmenes, se indican las palabras clave (como máximo cinco), que deben estar separadas por punto y coma (;).

 

4. SESIONES

Las sesiones del texto deben enumerarse a partir de 1 (en la Introducción).

 

5. NOTAS DE RODAPE

Las notas se deben escribir en pie de página, numeradas a partir de 1, y no deben utilizarse para referencia bibliográfica. Las notas a pie de página deben restringirse al mínimo necesario e indispensable.

 

6. CITACIONES

Emplee comillas para citas de hasta tres líneas dentro de un párrafo; las citas más largas, deben ser destacadas, en párrafo separado, con adentramiento 4, precedidas y seguidas de una línea en blanco, digitadas en Cambria, cuerpo 10, sin comillas y coma espacio simple.

Las referencias, después de citación o paráfrasis, deben ser hechas en el cuerpo del trabajo, presentadas entre paréntesis, por intermedio de la fecha identificadora del trabajo, seguida de coma, espacio, de la expresión p. de página, espacio, y del número de la página citada. (Por ejemplo, en el caso de las mujeres). No se permitirá el uso de "idem", "ibidem", "op cit", "et al".

 

7. REFERENCIAS

Las referencias bibliográficas deberán ser presentadas al final del texto, obedeciendo las siguientes normas:

Libro: RODRÍGUEZ, Víctor Gabriel. El ensayo como tesis: estética y narrativa en la composición del texto científico. Y en el caso de las mujeres.

Capítulo de libro: ADORNO, Theodor W. El ensayo como forma. En: Notas de literatura. Trad. Jorge de Almeida. San Pablo: Editora 34, 2006.

Artículo Científico: GONZÁLEZ, Elena Cristina Palmero. Literaturas Hispánicas En Canadá: Desplazamiento Cultural Y Procesos Literarios. Aletria: Revista de Estudios de Literatura, v. 22, p. 70. Belo Horizonte: POSLIT, Facultad de Letras de la UFMG 2012. Disponible: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/3849/3792

Accedido en xx / xx / xxxx.

8. ANEXOS

 La inserción de anexos deberá hacerse después de las referencias bibliográficas, ir precedida de la palabra Anexo e incluir el permiso de autores / editores para reproducción, parcial o integral, de textos ya publicados.

 

9. TABLAS, GRAFICOS Y DISEÑOS

Las tablas, gráficos, dibujos y cuadros deben enviarse por separado en versión digital.

 

10. DERECHOS DE AUTOR

Revell detiene los derechos de autor de los trabajos sometidos a ella, que, en ningún caso, deben ser retirados después de iniciado el proceso de evaluación.

 

 

RULES FOR SUBMISSION OF ARTICLES

1. Articles must be in .doc format and with unnumbered pages. The title of the work should be written in Portuguese and in a foreign language, depending on the language chosen (English / Spanish / French / Portuguese). We accept articles in Portuguese, Spanish, French and English, as well as literary productions, reviews and interviews to be published in specific sessions of the magazine.

 2. The page formatting should be as follows: 3 cm top and left margin and 2 cm right and bottom margin. Cambria font, body 12, line 1.5. The text should be 12 to 20 pages long.

3. The abstract should appear below the title. It should contain a maximum of 200 words and be written in the original language of the article and in English (abstract) or Spanish (resumen). If the original language is English or Spanish, one of the abstracts will be in Portuguese. Formatted in Cambria font, size 10, single spacing. Below the summaries, the keywords (at most five), which must be separated by a semicolon (;), are indicated.

 4. Notes should be typed in footer, numbered from 1, and should not be used for bibliographic reference. Footnotes should be restricted to the minimum necessary and indispensable.

 5. References, after quotation or paraphrase, should be made in the body of the work, presented in parentheses, by means of the identifying date of the work, followed by a comma, space, of the expression p. page, space, and page number. Ex .: (BOSI, 1988, pp. 25-30). The use of "idem", "ibidem", "op cit", "et al" will not be allowed.

 6. Use quotation marks for quotes of up to three lines within a paragraph; longer quotations, should be highlighted, in separate paragraph, with inward 4, preceded and followed by a blank line, typed in Cambria, body 10, without quotation marks and comma simgle spacing.

 

 7. Bibliographic references should be presented at the end of the text, following the rules below:

Book: RODRÍGUEZ, Víctor Gabriel. The essay as a thesis: aesthetics and narrative in the composition of the scientific text. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

Book Chapter: ADORNO, Theodor W. The essay as a form. In: Literature notes. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Publisher 34, 2006.

Scientific Article: GONZÁLEZ, Elena Cristina Palmero. Hispanic Literature In Canada: Cultural Displacement And Literary Processes. Aletria: Journal of Literature Studies, v. 22, p. 70. Belo Horizonte: POSLIT, Faculty of Letters of UFMG 2012. Available: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/3849/3792

Accessed in xx / xx / xxxx.

8. The insertion of attachments should be made after the bibliographic references, be preceded by the word "Annex" and include the permission of authors / editors to reproduce, in whole or in part, published texts.

 9. Tables, graphs, drawings and tables should be forwarded separately, in digital version.

 10. Revell retains the copyrights of the works submitted to it, which should not, under any circumstances, be withdrawn after the evaluation process has begun.

 11. The title of the work should come centralized, with only the first letter and proper names in uppercase, body 14 and bold.

 12. The sections of the text should be numbered, starting from 1 (in Introduction).

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.