Literatura e fotografia como linguagens complementares

Visualizações: 942

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Fotografia, Poesia, Haicai.

Resumo

Pretendeu-se, neste artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, constatar se existe um diálogo direto e indireto entre a literatura e a fotografia, desde o surgimento da segunda, no séc. XIX, observando, assim, a sua relação com diferentes gêneros da literatura, em específico, a prosa, a poesia e o haicai. Para desenvolver a pesquisa, foram investigados estudiosos do tema, tais como Barthes (2005), Schollhammer (2016) e Pignatari (2017). Concluiu-se que, no decorrer da história, imagem e texto, escritores e fotógrafos, se relacionaram e se relacionam com frequência, misturando suas linguagens, influenciando e sendo influenciados um pelo outro e demonstrando uma forte afinidade, por meio de uma intertextualidade em que uma inspira a outra, e ambas caminham juntas.

Biografia do Autor

Clarissa Rocha Nacif, Centro Universitário Newton Paiva

Fotógrafa profissional  e escritora há seis anos, com três livros publicados. Roteirista certificada pela New York Film Academy. Graduada em Letras.

Gleides Ander Nonato, Centro Universitário Newton Paiva

Professora há 37 anos. Graduada em Letras e em Pedagogia.

Especialista em Língua Estrangeira Moderna - Inglês e em Cultura e Literatura.

Mestre em Educação.

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BARTHERS, Roland. A preparação do romance vol. I. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CANALE, Gabriela. Alguns contágios da fotografia na literatura brasileira contemporânea em ET Eu Tu, de Arnaldo Antunes e O fotógrafo, de Cristóvão Tezza. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: ABRALIC, 2011. e-book. Disponível em: <http://www.abralic.org.br/eventos/cong2011/AnaisOnline/resumos/TC0702-1.pdf>. Acesso em: 04/04/ 2019.

CAPAVERDE, Tatiana da Silva. Interseções possíveis: o miniconto e a série fotográfica. 2004. 106f. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, jun. 2004. Disponível em: < https://lume.ufrgs.br/handle/10183/6117>. Acesso em: 04/06/2019.

CUNHA, Luiz Manoel Castro da. Literatura e Fotografia: uma relação possível. In: VI COLÓQUIO SEMIÓTICA DAS MÍDIAS, 2017, Japaratinga. Anais... Japaratinga, 2017. Disponível em: < http://ciseco.org.br/anaisdocoloquio/index.php/edicao-6/255-literatura-e-fotografia-uma-relacao-possivel>. Acesso em: 04/06/ 2019.

FONSECA, Pedro Carlos Louzada. SOUSA, Fabio D’abadia de. Literatura e Fotografia: o anseio pela apreensão do instante. Signótica. Goiás, v.20, n. 1, p.149-174, 2008. Disponível em < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6322705> Acesso em: 04/06/2019.

FONTANARI, Rodrigo. Marshall Mcluhan e Roland Barthes diante da fotografia e do haicai. Entretextos. Londrina, v.11, n.2, p. 28-45, jul./dez.2011. Disponível em: < http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/8455> Acesso em: 04/06/2019.

GOMES, Raquel Gryszczenko Alves. Imagens de transformação: o fotojornalismo do Clube do Bang Bang e os últimos dias do regime de Apartheid, 1990-1994. Odeere. Vitória da Conquista. v.1, n.1, p. 146-168. jan. 2016. Disponível em: < http://periodicos.uesb.br/index.php/odeere/article/viewFile/5723/5484> Acesso em: 09/06/2019.

KOSSOY, Boris. Hercules Florence 1833: a descoberta isolada da Fotografia no Brasil. 2 ed. São Paulo: Duas Cidades, 1980.

MARQUES, Ana Martins. Paisagens com figuras: fotografia na literatura contemporânea (W.G. Sebald, Bernardo Carvalho, Alan Pauls, Prphan Pamuk). 2013, 356f. Tese (Doutorado em Literatura e outros sistemas semióticos)- Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-97ZLNU/tese_paisagem_com_figuras_ana_martins_marques.pdf?sequence=1>. Acesso em: 04/06/2019.

NOVAS, Adolfo Montejo. Fotografia e Poesia: afinidades eletivas. 2. ed. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

PIGNATARI, Décio. Semiótica & literatura. 8.ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2017.

SILVA, Carla Adelina; LEITE, Marcelo Eduardo. Íntimo e distante: o nordeste de Maureen Bisilliat. Comunicação e informação. Goiânia, 27 jul. 2014. v.17, n.1, p.36-48. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/28400/18383>. Acesso em: 09/06/2019.

SCHOLLHAMMER, Erik Karl. Além do visível: o olhar na literatura. 2. ed. Rio de Janeiro: 7 letras, 2016.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WUNDER, Alik. Uma educação visual por entre literatura, fotografia e filosofia. Políticas Educativas, Porto Alegre, 2009. v.3, n.1, p 65-78. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/Poled/article/view/22532/13065%20artigo> Acesso em: 13/09/2019.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

NACIF, Clarissa Rocha; NONATO, Gleides Ander. Literatura e fotografia como linguagens complementares. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 4, n. 27, p. 125–154, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4077. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre