A mediação como garantia da tutela jurisdicional no Direito de Família
Visualizações: 593Resumo
O estudo tem como objetivo principal descrever como vem ocorrendo a mediação como garantia da tutela jurisdicional no direito de família. Advogados e futuros advogados necessitam conhecer o instituto da mediação aplicado aos processos que envolvem o direito de família, tendo em vista sua inserção nestes procedimentos trazidos pela resolução nº 125 de 29 de novembro de 2010 que instituiu a Política Judiciária Nacional de Tratamento aos Conflitos. O embasamento teórico foi construído a partir de autores como Maria Berenice Dias, Águida Arruda Barbosa e Conrado Paulino da Rosa. A metodologia de pesquisa é uma pesquisa bibliográfica desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Os resultados da pesquisa apontam que ainda precisamos avançar muito em termos de mediação no direito de família, mas que os primeiros passos já foram dados a caminho de uma justiça mais célere e eficaz.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.