A instituição do sabhat - Uma análise juridica-teológica da perícope do Livro de Exôdo Cap. 20, v. 8 e sua importancia histórica para a humanização e proteção dos direitos trabalhistas
Visualizações: 458Resumo
O direito possui, na sua gênese, profundas raízes na história da religião, aliás, em tempos antigos não era possível dissociar o direito da religião, de maneira que o direito era essencialmente religioso e a religião regulava a vida em sociedade. Inúmeras vezes o direito nascia da religião, que usando da literatura mítica, ganhava contornos sagrados e que poderia servir de justificativa aos interesses das pessoas poderosas, ou a manutenção da classe dominante. Todavia, o contrário também ocorria, ou seja, a religião também representava avanços na humanização e reconhecimento de direitos. Na análise do Decálogo é possível perceber como a religião judaica, a partir da ótica dos oprimidos, buscou legitimar a liberdade e o avanço na construção histórica dos direitos humanos, como instrumento de luta e enfrentamento das estruturas dominantes, ao instituir o sábado como um dia de descanso para o homem, a fim de que possa desfrutar de uma vida mais digna.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.