O DIREITO DE ACESSO À EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Visualizações: 631Resumo
Este estudo tem como principal objetivo analisar como a política da Educação Inclusiva têm assegurado as garantias legais das pessoas com algum tipo de deficiência, principalmente como tem incorporado “a igualdade e a inclusão”. Neste sentido procuraremos demonstrar como se efetiva o avanço na luta pelos direitos dos deficientes, por meio de Leis, Decretos, Convenções e, recentemente, com Estatuto da Pessoa com Deficiência, sendo que estes reavivaram os ideais da inclusão e igualdade, afastando a descriminação e inserindo cada vez mais na sociedade a humanização de se conviver com as diferenças. Para este estudo buscamos referenciais teóricos na pesquisa bibliográfica, o que nos demonstrou de que maneira a concepção da pessoa com deficiência foi mudando ao longo dos anos.
Palavras-chave: Portadores de deficiência; Educação Inclusiva; igualdade e inclusão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.