FORÇA NORMATIVA DOS PRINCÍPIOS APLICADOS AO TRABALHO FACE À REFORMA TRABALHISTA

Visualizações: 638

Autores

  • Cassiano Ramos Torales Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS)
  • Wander Medeiros Arena da Costa Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

O presente estudo com o intuito de demonstrar a normatividade dos princípios aplicados ao trabalho se centrou na eficácia negativa dos princípios constitucionais, como critério a afastar norma violadora dos valores previstos no bojo da CF/88, em decorrência das distorções do mundo natural. Especificamente, esta pesquisa objetivou dizer que apesar das constantes transformações sociais, da necessidade de reformas legislativas, é preciso respeito ao patamar de direitos sociais mínimos, insuscetíveis de disponibilidade seja qual for o motivo, para não retroceder a um ambiente de degradação da dignidade humana. Por isso, foi apresentado o princípio da proteção, como valor elevado ao status constitucional (art. 7, CF/88), sendo perfeito paradigma a assegurar a igualdade material (art. 5, CF/88), que encontra como obstáculo natural o desequilíbrio de forças, cujo meio para resolução é a intervenção estatal. Desse modo, demonstramos a supremacia da constituição, na inconstitucionalidade de qualquer disposição que afete a sistemáticada lei maior de 1988, no concernente as relações de trabalho.

Palavras-chave: Princípio; Proteção; Eficácia; Constitucionalidade.

Biografia do Autor

Cassiano Ramos Torales, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS)

Acadêmico do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Wander Medeiros Arena da Costa, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professor de Direito Processual do Trabalho da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Especialista em Educação - Magistério Superior; Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Downloads

Publicado

2018-03-16

Como Citar

Torales, C. R., & Costa, W. M. A. da. (2018). FORÇA NORMATIVA DOS PRINCÍPIOS APLICADOS AO TRABALHO FACE À REFORMA TRABALHISTA. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 5(6). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/2286

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)