A PSICOPATIA E O DIREITO PENAL NA BUSCA DA SANÇÃO PENAL ADEQUADA

Visualizações: 552

Autores

  • Caroline Rodrigues Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Priscila Elise Alves Vasconcelos Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade o estudo da psicopatia, com ênfase nas características da personalidade de psicopatas homicidas, em razão do elevado grau de perversidade e desprezo que eles possuem pela vida humana. É realizada aanálisedas sanções penais a eles aplicadas na atual justiça brasileira, onde os psicopatas homicidas não possuem a capacidade de assimilar a punição a eles imputada como deveriam e tampouco demostram arrependimento pelos crimes cometidos. Verifica-se que a pena ou a medida de segurança não cumprem suas finalidades e, uma vez colocado em liberdade, há o risco do agente voltar a cometer os mesmos crimes.

Biografia do Autor

Caroline Rodrigues Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmica do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Priscila Elise Alves Vasconcelos, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestra em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); em Direito Público e Privado pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ); em Direito Público e Privado pela UESA; em Gestão de Meio Ambiente pela COPPE-UFRJ. Professora dos Cursos de Graduação em Direito e em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Downloads

Publicado

2018-03-16

Como Citar

Silva, C. R., & Vasconcelos, P. E. A. (2018). A PSICOPATIA E O DIREITO PENAL NA BUSCA DA SANÇÃO PENAL ADEQUADA. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 5(6). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/2299

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>