REGULAMENTAÇÃO DA PROSTITUIÇÃO NO BRASIL

Visualizações: 1653

Autores

  • Raíssa Sousa Carvalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Jussara Martins Cerveira de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

O debate acerca da prostituição é antigo e sempre gerou divergentes posicionamentos. O Brasil sediou no ano passado os jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a pouco uma Copa do Mundo, eventos de largo fluxo turístico nacional e internacional e de total interesse para a indústria sexual fomentando novamente a discussão à cerca da regulamentação da atividade. Historicamente, há entre os Estados uma divisão na discussão entre sua proibição, abolição ou regulamentação. No ano de 1870 teve início na Inglaterra, uma campanha pela abolição da prostituição e combate ao assédio policial às prostitutas, que adquiriu caráter internacional. No início do século XX o abolicionismo foi incorporado ao movimento feminista, pela ótica de que a mesma significaria a violação dos direitos humanos. Na década de 1980, no Brasil e em outros países, algumas profissionais do sexo começaram a se organizar pela garantia de seus direitos, reivindicavam que a prostituição fosse reconhecida como um trabalho “como outro qualquer”. A prostituição está incluída no Código Brasileiro de Ocupações. O Código Penal, no entanto, é ambíguo: não considera crime o ato de prostituir-se, o mesmo é reconhecido desde 2002 pelo Ministério do Trabalho, ao passo que condena o lenocínio, previstos no art. 218-B, § 2º, II, e do art. 227, ao art. 230. Neste trabalho pontuamos o pluralismo de sujeitos ou sujeitas da problemática Prostituição e Exploração Sexual, e os (as) maiores interessados (as) baseado no Projeto de Lei Gabriela Leite, resgatado em 2012 pelo deputado do PSOL-RJ Jean Wyllys e o movimento feminista radical.

Palavras-chave: Prostituição; Mulher;  Direitos humanos.

Biografia do Autor

Raíssa Sousa Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmica do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Jussara Martins Cerveira de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Processo Civil e graduada em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Docente efetiva do Curso de Graduação em Direito e dos Cursos Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Difusos e Coletivos, em Segurança Pública e Cidadania; e, em Gestão e Saúde, vinculado ao Programa Nacional de Formação em Administração Pública/PNAP, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Downloads

Publicado

2018-03-16

Como Citar

Carvalho, R. S., & Oliveira, J. M. C. de. (2018). REGULAMENTAÇÃO DA PROSTITUIÇÃO NO BRASIL. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 5(6). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/2318

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)