DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA CONSTRUÇÃO DA CULTURA RACISTA
Visualizações: 769Resumo
RESUMO: De uma análise sincera, e nem tanto pormenorizada, da construção histórica da sociedade brasileira, depreender-se-á que esta nação foi fundamentada, explicitamente e posteriormente implicitamente, às custas da exploração de uma “ralé” pelas elites econômicas desde a chegada das caravelas portuguesas neste rico solo. Desde este período até a atualidade, a minoria detentora, precisamente, do capital econômico muito se esforçapara concentrar em suas poucas mãos o poder adquirido e assim continuar a dominar as demais classes econômicas e sociais por meio da manutenção de uma cultura ideológica de depreciação humana e desconstrução identitária.
PALAVRAS CHAVE: negros; desigualdade racial; racismo estrutural; ideologia; elites
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo. Enciclopédia jurídica da PUC-SP. Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/92/edicao-1/racismo Acesso em 20 jul.2017.
________. Estado, direito e análise materialista do racismo. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=Pyn40G76kBI. Acesso em 20 jul.2017
CERQUEIRA, Daniel; e outros. Atlas da violência 2017. Ipea e FBSP: Rio de Janeiro, 2017.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal.
ONU. Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial - 1965.
PETRUCCELLI, José Luiz; SABOIA, Ana Lucia. Caraceterísticas étnico-raciais da população: classificações e identidades. IBGE: Rio de Janeiro, 2013.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.