Os diversos modelos contemporâneos de família no Brasil
Visualizações: 986Resumo
Resumo: A proposta deste artigo é estruturar uma discussão e reflexão acerca dos diversos tipos de família no Brasil, desde o período colonial, até os dias de hoje, além das consequências no campo jurídico. O estudo possui extrema relevância, pois dentre os diversos conceitos e assuntos basilares do Direito, sem dúvidas a noção e o uso do termo “Família” foi um dos que mais sofreu alterações, levando-se em consideração que seu foco são as relações interpessoais.Palavras-Chave: Modelo familiar. Contexto Contemporâneo. Redefinição.
Referências
DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias [livro eletrônico] – 4 ed. – São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.
DIAS, Maria Berenice. Família pluriparental, uma nova realidade. In: Maria Berenice Dias. Disponível em: http://www.mariaberenice.com.br/uploads/15_-_fam%EDlia_pluriparental,_uma_nova_realidade.pdf Acesso em 10 mar. 2018.
KUSANO, Susileine. Da família anaparental: Do reconhecimento como entidade familiar. Disponível em: http://www.ambito juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7559 >. Acesso em 9 mar. 2018.
NADER, Paulo. Curso de direito civil, v. 5: direito de família / Paulo Nader. – Rio de Janeiro: Forense, 2016.
STJ. RECURSO ESPECIAL: REsp nº 159.851-SP. Relator: Ministro Ruy Rosado de Aguiar. DJ: 22.06.1998. JusBrasil, 1998. Disponível em:
https://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/19855042/recurso-especial-resp-159851-sp-1997-0092092-5>. Acesso em: 28 jul. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.