A SOBERANIA E O DIREITO INTERNACIONAL
Visualizações: 2133Resumo
O presente trabalho tem por finalidade o estudo da Soberania, suasrelatividades e sua importância. Definida como uma forma de igualdade entre os Estados, onde cada um age da melhor forma que entender para sua população e sua sociedade. Seria a qualidade máxima de poder social por meio da qual as normas e decisões elaboradas pelo Estado prevalecem sobre as normas e decisões emanadas de grupos sociais intermediários, tais como família, escola, empresa e religião. Nesse sentido, no âmbito interno, a soberania estatal tem superioridade de suas diretrizes na organização da vida comunitária. No âmbito externo a ideia de igualdade de todos os
Estados na comunidade internacional é associada à independência nacional.
PALAVRAS-CHAVE: Soberania. Estado. Governo. Poder.
Referências
BODIN, Jean. Los seis livros de la Republica. 2. ed. Trad. Pedro Brava Gala. Madrid: Tecnos, 1992. I, 8.
BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. São Paulo. Malheiros, 1999
JELLINEK, George. Teoria del Estado. Buenos Aires: Albatroz, 1954.
MORE, Rodrigo Fernandes. O moderno conceito de soberania no âmbito do direito internacional. Disponível em: http://www.more.com.br/artigos/Soberania.pdf Acesso em: 24 jul. 2018
ROUSSEAU, Jean Jacques. Do contrato social. Princípios do direito político. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.